Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Problema da segurança e violência precisa ser nacionalizado, diz Marina Silva

Presidenciável do PSB defende maior participação do governo federal na questão

Eleições 2014|Diego Junqueira, do R7

Vídeo flagra momento em que PM atira em camelô
Vídeo flagra momento em que PM atira em camelô Vídeo flagra momento em que PM atira em camelô

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, comentou nesta sexta-feira (19) o assassinato de um vendedor ambulante por um Policial Militar ocorrido ontem em São Paulo. Para a candidata, a segurança pública é um problema que precisa ser "nacionalizado".

— Qualquer forma de violência não deve ser tolerada. A violência policial ou qualquer forma de violência não ajuda a resolver os graves problemas que nós enfrentamos na agenda da segurança pública.

Durante uma ação da PM no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (18), um oficial disparou na cabeça do camelô Carlos Augusto Muniz, quando ele tentava pegar o spray de pimenta das mãos do agente. A ação ocorreu dentro da Operação Delegada, em que policiais trabalham em seu horário folga para a prefeitura, com o objetivo de aumentar o efetivo nas ruas e incorporar o salário dos PMs.

Durante agenda de campanha em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, Marina lembrou que a maior parte da responsabilidade sobre a segurança pública é atribuição dos Estados, mas defendeu maior participação do governo federal.

Publicidade

— As outras candidaturas sempre fizeram questão, ao longo desses 20 anos, de deixar esse problema como se fosse apenas dos Estados. Esse é um problema que precisa ser nacionalizado.

A candidata citou como proposta o programa Pacto Pela Vida, instituído em Pernambuco pelo ex-governador Eduardo Campos, “que reduziu a violência em geral, mas também a violência policial”.

Publicidade

— Devemos tratar esse problema no enfrentamento seguro e continuado no tráfico de drogas, no tráfico de armas, mas também criar mecanismos de valorização, treinamento e remuneração correta.

Marina prometeu que, se eleita presidente, vai “ampliar os recursos do Fundo Nacional de Segurança pública para, em parceira com os governadores, podermos dar uma resposta a altura”.

Publicidade

— Não é uma questão de criar um ministério, mas é como fazer para que de fato se tenha uma visão integrada da segurança pública.

Leia mais notícias no R7 Eleições

Bico oficial

A Operação Delegada é conhecida como "bico oficial" de PMs e foi criada na gestão do prefeito Gilberto Kassab para diminuir o número de trabalhos clandestinos feitos pelos oficiais. As imagens exclusivas obtidas pelo Jornal da Record (abaixo) mostram o momento em que o PM atira na cabeça de Carlos Augusto Muniz, que tentou tirar o spray de pimenta da mão do oficial. A vítima morreu antes de chegar ao Hospital das Clínicas, para onde foi levado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Após a morte, os vendedores da região se revoltaram com a situação e bloquearam algumas ruas colocando fogo em lixo e apedrejando um ônibus. O policiamento reagiu com bombas de efeito moral e conseguiu controlar a situação. Dois helicópteros Águia, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, e o Batalhão de Choque chegaram a ser enviados para o local, mas ninguém foi preso. 

Em nota, a SSP (secretaria de Segurança Pública) informou que "o policial foi preso em flagrante por homicídio pelo batalhão a que pertence, o CPAM-5, e foi igualmente autuado em flagrante pelo DHPP (Departamento de homicídios e proteção à pessoa) nesta madrugada. Ele está sendo encaminhado ao Presídio Romão Gomes. O caso é apurado tanto pela Corregedoria da Polícia Militar quanto pela Polícia Civil. A secretaria da Segurança não compactua com desvio de conduta de policiais".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.