Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PT pode ser vítima do próprio sucesso, diz jornal inglês 

Reportagem especial do Financial Times comenta campanha presidencial no Brasil

Eleições 2014|

Jornal britânico faz reportagem sobre disputa entre Dilma Rousseff e Marina Silva na reta final das eleições 2014
Jornal britânico faz reportagem sobre disputa entre Dilma Rousseff e Marina Silva na reta final das eleições 2014 Jornal britânico faz reportagem sobre disputa entre Dilma Rousseff e Marina Silva na reta final das eleições 2014

O jornal britânico Financial Times publica reportagem especial nesta segunda-feira (29) sobre as eleições presidenciais no Brasil. O texto destaca a disputa acirrada entre duas candidatas "com histórias de vida admiráveis": Dilma Rousseff e Marina Silva. O FT diz que a recente insatisfação popular com o governo do PT mostra que o partido pode ser "vítima de seu próprio sucesso" e ressalta a "preocupação legítima" com a governabilidade de um eventual governo do PSB.

A reportagem sobre as eleições ocupa uma página inteira na edição impressa do jornal e é ilustrada com fotos das duas candidatas — Marina Silva na parte de cima da página e Dilma Rousseff abaixo. O texto diz que, apesar dos protestos populares e dos problemas econômicos, Dilma vai para o segundo turno, mas Marina aparece como "uma séria rival". A reportagem faz uma apresentação da disputa entre as duas ex-ministras do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e ressalta suas diferenças.

Leia mais notícias de Eleições 2014

Sobre Dilma, o FT chama atenção para a perda de popularidade da presidente da República no período anterior à Copa do Mundo, quando protestos populares lotaram as ruas das cidades brasileiras. Além disso, o texto chama atenção para as denúncias de corrupção, como a que envolve a estatal Petrobras.

Publicidade

"O PT pode, sem dúvida, se tornar uma vítima do seu próprio sucesso. A nova classe média baixa do Brasil está desiludida com os serviços públicos. Hospitais de má qualidade e escolas em estado deplorável, assim como a corrupção endêmica e as preocupações sobre a economia podem sinalizar tempos mais difíceis à frente e estão levando muitos a buscar a mudança", diz o texto. Sobre Marina, a reportagem chama atenção para a promessa de um choque na gestão econômica e adoção de medidas mais favoráveis ao mercado, como controle de inflação e maior rigor com as contas públicas. Apesar de estar mais alinhada com os negócios, o FT destaca que Marina tem fragilidades no campo político.

Confira as melhores imagens do debate dos presidenciáveis da TV Record

Publicidade

"Uma preocupação legítima sobre um governo de Marina Silva, dizem os analistas, é a forma como ela iria governar dado que é provável que o PSB tenha apenas de 30 a 40 lugares da Câmara de 513 assentos", diz o jornal, ao citar que o governo Marina "até poderia" ter o apoio de 50 a 60 cadeiras do PSDB, "mas ainda faltariam mais de 200 deputados para o controle da Casa". A reportagem dá como certa a realização do segundo turno entre as duas candidatas e diz que o grande desafio de Marina Silva será atrair a classe média baixa e os pobres. "Seu desafio nas próximas semanas será convencer a classe média baixa e os pobres em trocar a segurança relativa do PT pelo desconhecido em busca de um futuro melhor". 

Assista à íntegra do debate da Record entre os candidatos à Presidência:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.