Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Representante do MEC falta a encontro de reitores promovido pelo Santander no RJ

Após envio de alerta sobre eleição a “clientes ricos”, banco diz que responsável foi demitido

Eleições 2014|Maria Carolina de Ré, do R7, do Rio de Janeiro (RJ)*

Presidente global do Santander, Emílio Botin disse que evento no Rio de Janeiro era para reitores, não para representantes do MEC
Presidente global do Santander, Emílio Botin disse que evento no Rio de Janeiro era para reitores, não para representantes do MEC Presidente global do Santander, Emílio Botin disse que evento no Rio de Janeiro era para reitores, não para representantes do MEC

O representante do MEC (Ministério da Educação e Cultura) que participaria, nessa terça-feira (29), de uma mesa-redonda em um encontro com reitores em evento promovido pelo banco Santander no Rio de Janeiro faltou ao encontro.

O secretário-executivo do MEC Luiz Cláudio Costa não compareceu ao encontro e não explicou os motivos, segundo o presidente global do banco, Emílio Botín.

— Estamos contentes que esse evento no Rio foi um sucesso por mais que não tenha vindo nenhum representante do MEC. Era um evento para reitor e contou com a presença de mais de mil reitores.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Mensagem do Santander é fato inadmissível, diz Dilma

Na semana passada, o Santander enviou um extrato aos clientes na categoria "Select", que têm renda superior a R$ 10 mil, o qual indicava que a reeleição da presidente Dilma poderia "deteriorar o desempenho da economia, porque os juros provavelmente iriam subir e o câmbio, se desvalorizar".

Publicidade

Em conversa com jornalistas, Botín — que estava impaciente e visivelmente incomodado com o assunto — informou que a funcionária responsável pela produção e envio do informe foi demitida.

— O Santander tem mais de 180 mil empregados, e uma pessoa pode falhar e fazer as coisas mal feitas.

Publicidade

O presidente do banco disse ainda que o presidente do banco no Brasil enviou uma carta para Dilma Rousseff pedindo desculpas. Botín voltou a dizer que a análise não representa os valores do Santander e evitou falar sobre a ausência do representante do MEC.

— O encontro no Rio não foi uma reunião de governo, mas de universidades com mais de 1.200 reitores. Isso sim é importante.

Procurado, o MEC informou que o secretário-executivo já havia cancelado a participação no evento no Rio de Janeiro na semana passada e negou que a ausência tenha qualquer relação com o episódio do envio do extrato pelo Santander aos clientes da categoria “Select”.

* A jornalista viajou a convite do Universia/Santander

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.