Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líder nas pesquisas de intenção de voto ao governo do Rio, Pezão é o principal alvo em debate

Ele foi acusado de rir ao falar do pedreiro Amarildo e criticado por dar isenções fiscais à termas 

Rio de Janeiro|Rodrigo Teixeira, do R7

Debate governo rio de janeiro rio luiz pezão lindberg farias marcelo crivella tarcizio mota anthony garotinho
Debate governo rio de janeiro rio luiz pezão lindberg farias marcelo crivella tarcizio mota anthony garotinho Debate governo rio de janeiro rio luiz pezão lindberg farias marcelo crivella tarcizio mota anthony garotinho

Candidato à reeleição e atual governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB) sorriu antes de responder a uma questão sobre o paradeiro de Amarildo – morador da favela da Rocinha desaparecido há mais de um ano - durante o debate realizado pela Rede Globo nesta terça-feira (30), no Projac (Central Globo de Produção), na zona oeste do Rio de Janeiro. O candidato Tarcísio Motta (Psol) classificou como desrespeitosa a postura do atual governador ao falar sobre o pedreiro.

— Foi constrangedor o ar de riso nos lábios do governador Pezão. Riu sobre o caso Amarildo... Foi um desrespeito ele rir e responder com um ar de riso a minha indagação sobre essa história. Existem muitos Amarildos por aí. É em nome deles que eu repito a pergunta, e ele têm que responder: ‘Onde está o Amarildo’?

Em sua tréplica, Pezão afirmou que não teve a intenção de ofender a memória de Amarildo e disse que seu governo “cortou na própria carne” para elucidar o caso.

— De maneira nenhuma eu quis ofender a memória do Amarildo. A plateia riu da forma que o Tarcísio se expressou e eu também. Eu sei como esse assunto é sério e o nosso governo cortou na própria carne para não termos mais Amarildos.

Publicidade

Em alta nas pesquisas, Luiz Fernando Pezão virou alvo principal dos candidatos à sucessão no Rio de Janeiro e que participaram do debate desta terça-feira - Lindbergh Farias (PT), Marcelo Crivella (PRB), Tarcísio Motta (PSOL) e Anthony Garotinho (PR). Crivella, que aparece na mais recente pesquisa Datafolha em terceiro lugar com 17% das intenções de voto, criticou o adversário e chegou a chama-lo de “Cabrão”.

— O povo foi às ruas no ano passado e verificou que havia uma máfia no governo e acusou o governador, (gritou) fora Cabral. Por incrível que pareça, Cabral deve estar rindo agora em casa, porque seu candidato é o primeiro nas pesquisas. O Pezão é o Cabrão (fez uma referência ao ex-governador Sergio Cabral).

Publicidade

Garotinho criticou os incentivos fiscais que motéis, casas de massagem e hotéis de luxo receberam do governo do Estado.

— A Termas Aeroporto recebeu incentivo e até o hotel Fasano recebeu isenções fiscais. Vou acabar com isso no meu primeiro dia de governo. Todos esses incentivos fiscais imorais serão revogados no meu governo.

Publicidade

Garotinho afirmou que o atual governo comandado pelo PMDB superfaturou as passagens intermunicipais. Lindberg concordou com o candidato do PR e ainda defendeu uma fiscalização da Agetransp (Agência Reguladora dos Transportes do Rio de Janeiro).

— O que acontece na propaganda do Pezão está fora da realidade. Basta conversar com um idoso que não consegue pegar um ônibus. A Agetransp não fiscaliza nada, até tesoureiro do PMDB foi indicado para essa agencia. Precisamos de pessoas com isenção para defender as pessoas e não as empresas.

Contas de campanha

Tarcísio afirmou que Pezão, além de esconder Cabral, o candidato estava escondendo os doadores da sua campanha. E brincou com o penteado que usa.

— Eu tenho rabo de cavalo, mas é ele (Pezão) tem o rabo preso.

Pezão se defendeu.

— Nunca tive problemas com minha prestação de contas.

Milícias

Ao longo do debate, Crivella e Tarcísio foram os que mais partiram para o ataque. O candidato do PSOL não poupou Anthony Garotinho e disse que as milícias "nasceram" no governo do candidato do PR, "cresceram" no governo de Rosinha e de "seus pupilos", referindo-se a Cabral e a Pezão. Garotinho reagiu:

— Nunca fui conivente e não nasceu (milícia) no meu governo, já existia. Mas ganharam poder e prestígio no governo Cabral/Pezão. (Se eleito) o que vou fazer? Agir dentro da lei, o governo não será conivente.

Após escutar tal afirmativa de Garotinho, Tarcísio, em sua tréplica, chamou-o de mentiroso.

— O mentiroso profissional é o que acredita na própria mentira. Você, Cabral e Pezão são iguais.

Repúdio à declarações homofóbicas em debate presidencial

Tarcísio ainda fez uma ressalva sobre as declarações homofóbicas de Levi Fidelix (PRTB) durante o debate presidencial da Rede Record, realizado no último domingo (28).

— Quero deixar claro que eu e o meu partido repudiamos qualquer tido de discriminação e somos a favor da criminalização da homofobia.

Leia mais notícias de Eleições

Assista:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.