Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: brancos, nulos e abstenções somam mais votos que o governador reeleito

Do total de eleitores, 35,8% não foram às urnas ou não votaram nos candidatos

Rio de Janeiro|Do R7*

Pezão foi reeleito com 55% dos votos válidos no domingo (26)
Pezão foi reeleito com 55% dos votos válidos no domingo (26) Pezão foi reeleito com 55% dos votos válidos no domingo (26)

Na votação que reelegeu Luiz Fernando Pezão (PMDB) governador do Rio de Janeiro neste domingo (26), 4.348.950 eleitores optaram por não escolher nenhum candidato: 319.823 eleitores votaram em branco, 1.315.356 anularam e 2.713.771 se abstiveram de votar. O total de eleitores que optou por não votar nos candidatos ou não compareceu às urnas (35,8% do total) superou a votação de Pezão, que teve 4.343.950 votos (55,78% dos votos válidos).

O candidato Marcelo Crivella (PRB) obteve 3.442.713 votos e ficou em segundo lugar na disputa, com 44,22% dos votos válidos.

A diretora-geral do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), Adriana Brandão, disse que é esperada uma média de 20% de abstenções. No segundo turno das eleições, afirmou ela, a tendência é que essa proporção seja maior. Na votação deste domingo, 22,36% se abstiveram de votar.

Felipe Borba, cientista político da UniRio, analisa que o grande volume de votos brancos, nulos e abstenções não afeta a legitimidade da eleição do governador reeleito.

Publicidade

— Isso só mostra a insatisfação dos eleitores com o quadro político no Rio de Janeiro. Cabe ao governador recuperar a confiança do povo.

Borba também diz acreditar que não há relação com a onda de protestos de 2013, porque o pedido de mudança não se concretizou nas urnas.

Publicidade

Prisões e urnas com defeito

Ao menos 174 pessoas foram detidas neste domingo no Rio de Janeiro em decorrência de crimes eleitorais, como prática de boca de urna. O balanço, divulgado pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio), abarca todo o Estado e ainda pode sofrer alteração.

Publicidade

Segundo o TRE-RJ, 75 das prisões se deram em Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Duque de Caxias. Na capital, foram ao menos 53 detidos.

Cristiane Brasil (PTB), deputada federal eleita no último dia 5 no Rio de Janeiro, foi presa no bairro do Flamengo, na zona sul. A filha de Roberto Jefferson foi acusada de praticar boca de urna.

Os mesários tiveram que substituir 414 urnas com defeito no Estado do Rio, o que representa 1,26% do total de 38.298 urnas. Nos dois municípios onde há votação com identificação biométrica, 13 urnas foram trocadas, sendo 11 em Niterói e duas em Búzios. Segundo Adriana Brandão, o número significativo de urnas trocadas se deve ao fato de cerca de 17 mil urnas serem de 2004. Essas urnas de dez anos de idade serão aposentadas a partir desta eleição.

*Colaborou Lola Ferreira, estagiária do R7 RJ

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.