Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-ministro de Lula, Tarso Genro tenta segundo mandato no RS

Petista foi responsável por conceder asilo político a Cesare Battisti

Rio Grande do Sul|Do R7

Tarso Genro já foi prefeito de Porto Alegre por duas vezes
Tarso Genro já foi prefeito de Porto Alegre por duas vezes Tarso Genro já foi prefeito de Porto Alegre por duas vezes

Nascido em São Borja (RS), mesma cidade de Getúlio Vargas, o governador Tarso Genro (PT) já ocupou três ministérios durante o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, deixou o Ministério da Justiça para disputar a eleição no seu Estado de origem e venceu no primeiro turno, com 54% dos votos válidos.

Antes de se tornar governador, Tarso Genro já foi por duas vezes prefeito de Porto Alegre e chegou ao governo Lula em 2004, como ministro da Educação. Nesse cargo criou o Prouni, propôs a criação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e do piso nacional dos professores.

Foi ministro das Relações Institucionais entre 2006 e 2007, ano em que assumiu o Ministério da Justiça. Nesse cargo, foi o responsável pela decisão polêmica de conceder asilo político a Cesare Battisti, condenador por terrorismo pela justiça da Itália.

A principal adversária dele na corrida eleitoral deste ano é a senadora Ana Amélia (PP). Os dois mantiveram números próximos nas pesquisas eleitorais. O atual governador tem 67 anos, é casado e pai de duas filhas. Uma delas é a candidata à Presidência Luciana Genro (PSOL).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.