Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após intensificação de ataques durante a noite, votação é tranquila em SC

Mais de 11 mil PMs além de Forças Armadas estão nas ruas durante as eleições no Estado

Santa Catarina|Do R7

A votação começou tranquila nas 14.592 urnas de Santa Catarina neste domingo (5), segundo boletim do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Entre a noite de sábado (4) e a madrugada, criminosos intensificaram os ataques ao Estado e atingiram casas de policiais militares, um prédio público, um ônibus e vários outros veículos

Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, seis urnas tiveram que ser substituídas no Estado. As trocas ocorreram nos municípios de Blumenau, Chapecó, Ponte Serrada, Tijucas, Três Barras e Descanso.

Segurança pública

Mais de 11 mil policiais militares estão nas ruas durante as eleições em Santa Catarina. De acordo com a PM (Polícia Militar), até o momento não houve prisões no Estado, mas apenas ocorrências envolvendo cabos eleitorais em Palhoça, Praia Grande e Xanxerê e que foram contornadas sem maiores problemas.

Publicidade

Leia mais notícias de Eleições

Segundo o presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer, o início dos trabalhos da Justiça Eleitoral está dentro do planejado. As urnas que apresentaram problemas foram imediatamente substituídas. Os eleitores que fizeram o cadastro biométrico precisam levar um documento oficial com voto para se identificar no momento da votação.

Publicidade

As Forças Armadas vão atuar em 24 municípios de Santa Catarina neste domingo. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, determinou envio de força federal ao Estado no sábado (4). O pedido havia sido feito pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em virtude da onda de violência que atinge o Estado desde o dia 26 de setembro. Até as 9h, foram foram registrados 84 atentados em 30 municípios catarinenses. As cidades mais atingidas são Florianópolis, com 21 ocorrências, e Palhoça, com 11. Até agora, a policia prendeu 54 suspeitos, entre eles, 11 adolescentes.

O objetivo do reforço na segurança é garantir a tranquilidade durante as eleições, como explicou Toffoli.

Publicidade

— A atuação das tropas federais tem previsão apenas para o dia do pleito e se trata de medida excepcional, necessária quando demonstrada a impossibilidade de o Estado garantir a segurança da votação e apuração dos resultados.

Onda de ataques

Esta é a terceira vez que uma onda de violência é registrada em Santa Catarina. Outros ataques aconteceram em 2012 e 2013, quando a PM registrou crimes a várias cidades catarinenses, a maioria contra ônibus e imóveis da segurança pública. Em maio deste ano, a Justiça condenou 80 pessoas pelas duas ondas de atentados criminosos. 

Soldados da Força Nacional chegaram na madrugada de sábado parareforçar a segurança no Estado. No mesmo dia, 20 presos foram transferidos de cadeias catarinenses para presídios federais. Os criminosos atacam, principalmente, ônibus, prédios da polícia e agentes de segurança. Três pessoas já morreram — dois suspeitos de envolvimento com os atentados e um agente penitenciário aposentado. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.