Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Força Armadas vão atuar em 24 municípios de SC durante as eleições

Intenção é garantir tranquilidade dos eleitores; onda de violência atinge Estado há nove dias

Santa Catarina|Do R7

Até as 18h de sábado (4), segundo PM, 34 ônibus haviam sido incendiados por criminosos em onda de ataques
Até as 18h de sábado (4), segundo PM, 34 ônibus haviam sido incendiados por criminosos em onda de ataques Até as 18h de sábado (4), segundo PM, 34 ônibus haviam sido incendiados por criminosos em onda de ataques

As Forças Armadas vão atuar em 24 municípios de Santa Catarina neste domingo (5), dia das eleições. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, determinou envio de força federal ao Estado no sábado (4). O pedido havia sido feito pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em virtude da onda de violência que atinge o Estado desde o dia 26 de setembro. Até as 18h de sábado, foram registrados 72 atentados em 28 cidades. O objetivo do reforço na segurança é garantir a tranquilidade durante as eleições, como explicou Toffoli.

— A atuação das tropas federais tem previsão apenas para o dia do pleito e se trata de medida excepcional, necessária quando demonstrada a impossibilidade de o Estado garantir a segurança da votação e apuração dos resultados.

O ministro informou que o governador de Santa Catarina disse que "não se opõe ao envio de força federal, questão, inclusive, já acordada com o TRE local". Segundo informa o TRE-SC, os ataques e ameaças colocam em risco a própria realização das eleições, já que alguns juízes eleitorais manifestaram o receio de que a polícia local não tenha efetivos suficientes para assegurar a manutenção da ordem.

Polícia investiga se ordem para ataques em SC partiu de presídio no RN

Publicidade

Leia mais notícias de Eleições

De acordo com o TRE, a requisição de força federal tem como finalidade antecipar e impedir eventuais atos criminosos que possam comprometer a ordem das eleições e o livre exercício do direito de voto.

Publicidade

Foi aprovado o envio de força federal para os seguintes municípios do estado: Biguaçu, Blumenau, Campos Novos, Criciúma, Florianópolis, Itajaí-Navegantes, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, São José-São Pedro de Alcântara, São Bento do Sul, Tijucas, Tubarão, Chapecó, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Balneário Camboriú, Gaspar, Imbituba, Joaçaba, Itapema, Rio do Sul.

Onda de ataques

Publicidade

Esta é a terceira vez que uma onda de violência é registrada em Santa Catarina. Outros ataques aconteceram em 2012 e 2013, quando a PM registrou crimes a várias cidades catarinenses, a maioria contra ônibus e imóveis da segurança pública. Em maio deste ano, a Justiça condenou 80 pessoas pelas duas ondas de atentados criminosos. 

A nova séria de atentados começou em 26 de setembro. Os criminosos atacam, principalmente, ônibus, prédios da polícia e agentes de segurança. Três pessoas já morreram — dois suspeitos de envolviimento com o crime e um agente de segurança. 

No sábado, soldados da Força Nacional de Segurança chegaram a Santa Catarina para ajudar no combate aos atentados. O envio das tropas federais ao Estado foi anunciada na sexta-feira pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A confirmação de Cardozo aconteceu três dias após o secretário estadual de Segurança Pública, César Grubba, resusar a oferta do Ministério da Justiça de enviar as tropas para o estado.

No mesmo dia, 20 presos de cadeias catarinenses foram transferidos para presídios federais. Os detentos são suspeitos de comandar os atentados. 

Soldados da Força Nacional desembarcam em Santa Catarina:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.