Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sartori abre 18 pontos pela disputa ao governo do Rio Grande do Sul, diz pesquisa

O candidato do PT Tarso Genro aparece com 36% das intenções de voto, segundo Datafolha

Eleições 2014|Do R7

José Ivo Sartori e Tarso Genro disputam a eleição no RS
José Ivo Sartori e Tarso Genro disputam a eleição no RS José Ivo Sartori e Tarso Genro disputam a eleição no RS

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (25) aponta que José Ivo Sartori (PMDB) tem 18 pontos de vantagem sobre seu concorrente, Tarso Genro (PT), na disputa ao governo do Rio Grande do Sul.

O candidato do PMDB aparece com 54% das intenções de voto, enquanto o do PT tem 36%. Brancos e nulos somam 4%, e não sabem/não responderam, 6%.

Se forem contados apenas os votos válidos, Sartori tem 60% e Genro, 40%. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Leia mais notícias de Eleições

Publicidade

A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS e pela Folha da Manhã S/A.

Na pesquisa divulgada em 23 de outubro, Sartori tinha 60% e Tarso aparecia com 40%. No levantamento de 16 de outubro, Sartori tinha 60% dos votos válidos e Tarso, 40%.

Publicidade

O Datafolha entrevistou 3.031 eleitores em 60 municípios do estado nos dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00036/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01210/2014.

Publicidade

O Datafolha também perguntou, entre os dois candidatos, em quem os eleitores votariam com certeza, em quem talvez votassem e em qual não votariam de jeito nenhum. Segundo a pesquisa, 52% dos eleitores responderam que votariam com certeza em Sartori; 19% talvez não votassem; 26% não votariam de jeito nenhum; e 3% não sabem.

Já em Tarso Genro, 35% responderam que não votariam nele com certeza; 19% talvez votassem; 44% não votariam nele de jeito nenhum; e 2% não sabem.

Ibope: no RS, Ivo Sartori tem 53% das intenções de voto e Tarso, 37%

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.