Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TSE nega retirar propaganda de Aécio que cita declaração sobre troca de carne por ovo

Dilma apresentou representação contra tucano por achar que fala tinha sido "deturpada"

Eleições 2014|Do R7

Ministro do TSE não considerou ofensas pessoais à candidata Dilma
Ministro do TSE não considerou ofensas pessoais à candidata Dilma Ministro do TSE não considerou ofensas pessoais à candidata Dilma

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou liminar contra propaganda do candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) que tinha sido representada pela candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e sua coligação. A decisão foi tomada pelo ministro Tarcisio Vieira.

Na propaganda, é citada uma declaração de integrante do governo sobre a população trocar carne bovina por aves e ovos. A declaração foi feita pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland.

Segundo Dilma e a coligação, a fala do secretário teria sido “deturpada” para simular “diálogo de forma jocosa” para simular outra fala do membro do governo, querendo dizer que as pessoas precisariam trocar carne por ovo e que a “culpa da inflação” é das pessoas que comem carne.

Leia mais notícias de Eleições

Publicidade

Na decisão, o ministro disse que o direito de resposta só vale para situações em que o candidato seja ofendido pessoalmente de forma mentirosa. O que, para ele, não acontece na propaganda do candidato.

O ministro não considerou ofensas pessoais à candidata Dilma, mas viu apenas a “exposição de fatos e contundente crítica política”. Ele ainda lembrou que, essa forma de interpretação, foi parecida à atribuída pela campanha da própria Dilma em relação à proposta da ex-senadora Marina Silva (PSB) no primeiro turno, em propaganda que falava sobre conceder autonomia ao Banco Central.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.