Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF combate esquema de captação ilícita de votos em Feira de Santana (BA)

Candidato a vereador distribuía alimentos e favorecimento na marcação de consultas

Bahia|Do R7

Aproximadamente 40 policiais federais cumprem nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão
Aproximadamente 40 policiais federais cumprem nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão Aproximadamente 40 policiais federais cumprem nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão

Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a operação Simão, que visa coibir crimes eleitorais que estavam ocorrendo no município de Feira de Santana, localizado a 108 km de Salvador, na campanha para o pleito do próximo domingo (2). Aproximadamente 40 policiais federais cumprem nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão na cidade.

Leia mais notícias em R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

As investigações iniciaram a partir de requisição do Ministério Público Eleitoral, há cerca de um mês, que noticiou haver informes da captação ilícita de votos por parte de um candidato a vereador vinculado a uma igreja. De acordo com a PF, o candidato e o grupo a ele vinculado estariam cadastrando eleitores fiéis da igreja, com a promessa de abençoá-los, e “amaldiçoavam” aqueles que se recusavam a fornecer seus dados constantes do título eleitoral.

Durante as investigações constatou-se que a prática ilícita ia além do cadastramento de eleitores. O grupo também fazia a distribuição de gêneros alimentícios em comunidades carentes, para ganhar eleitores e, ainda, foi identificado um esquema de favorecimento na marcação de exames e consultas médicas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) àqueles que prometiam seu voto ao candidato. Também foi identificada a prática da venda de votos em lote por parte de uma liderança comunitária local, fato este envolvendo outro candidato à Câmara Municipal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.