Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“Segurança pública é um problema da cidade”, afirma Cláudio Silva em entrevista ao Balanço Geral

Candidato foi o primeiro entrevistado da série transmitida pela Record Bahia

Bahia|Do R7

Cláudio Silva falou sobre os problemas da capital baiana e como poderia solucionar
Cláudio Silva falou sobre os problemas da capital baiana e como poderia solucionar Cláudio Silva falou sobre os problemas da capital baiana e como poderia solucionar

O candidato do PP à prefeitura de Salvador, Cláudio Silva, participou nesta segunda-feira (12) do programa Balanço Geral Manhã e abriu a série de entrevistas da Record Bahia. Durante dez minutos, Cláudio Silva falou sobre saúde, creches, mobilidade urbana, criminalidade, mercado informal, entre outros, e, se eleito, como resolveria os problemas na capital baiana.

Oficial da reserva do Exército, o candidato já ocupou cargos públicos no governo da Bahia, prefeitura municipal e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). De acordo com Silva, a experiência que acumulou ao longo dos anos nesses cargos, o capacitou a resolver algumas questões que a cidade necessita.

Mercado Informal

O mercado informal é um grande problema na capital baiana, mas o candidato vê a situação também como uma oportunidade.

Publicidade

— Esse mercado informal pode ser a maneira que nós vamos encontrar para resolver uma série de questões ligadas ao desemprego. É preciso regularizar, regulamentar e ordenar. Eu fico vendo uma quantidade enorme de praças que estão por aí, algumas reformadas e, simplesmente, você não encontra nenhuma atividade informal nessas praças. É preciso que essas pessoas comercializem nas praças, nas ruas. Nós vamos utilizar o mercado informal como forma também de conter o desemprego em Salvador.

Saúde

Publicidade

Cláudio Silva afirmou que sabe dos problemas na saúde enfrentados pela população. A quantidade de pessoas que procuram os postos é muito maior do que o número de consultórios para atendimento.

— O maior problema realmente está no fato do Programa de Saúde da Família não ter a cobertura adequada. Salvador deve estar a 30, 35% da cobertura necessária para resolver o problema da cidade. Então, pretendemos, em primeiro lugar, ampliar a condição de cobertura que a cidade tem que ter. Em segundo lugar, nós já lançamos um programa chamado Socorro da Saúde, um veículo do tipo ônibus com alguns consultórios, e que na hora em que a fila estiver muito grande no posto, você desloca pra lá uma quantidade maior de consultórios e vai dar o primeiro atendimento. Durante o tempo normal, esses equipamentos estarão fazendo mutirões em vários bairros da cidade. Agora, na hora em que o posto estiver cheio esse equipamento vai ser deslocado pra lá e ajudar no atendimento.

Publicidade

Creches

Outro assunto citado pelo candidato foi sobre a quantidade de creches em Salvador. Cláudio Silva disse que a capital não tem uma cobertura de creche significativa e lembrou que quando foi secretário de educação assinou um convênio com e Estado em que conseguiu 45 creches para o município.

— É preciso construir mais creches, a cidade precisa disso. Entretanto, não dá para ficar esperando demais, nós temos uma quantidade muito grande de outros equipamentos como igrejas, associações que podem também conveniar com o município e prestar esse serviço. Não é preciso esperar a construção, existe uma série de equipamentos que podem ser conveniados , que podem já fazer frente a essa demanda. A creche é fundamental porque muitas famílias só conseguem sair para trabalhar no momento em que conseguem deixar o filho em algum lugar.

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana em Salvador é outro tema muito discutido entre os soteropolitanos e uma das principais queixas dos moradores. O candidato acredita que a solução para melhorar o mobilidade já foi dada: a construção do metrô. Além disso, os BRTs (Bus Rapid Transit) também podem ajudar a melhorar a situação na capital, mas, de acordo com Silva, é preciso seguir as regras e educar os motoristas.

— É preciso estabelecer um regramento para que o ônibus não saia da faixa dele, que muitas vezes geram engarrafamento por conta disso. Segundo, você tem um grave problema de mobilidade que é a ausência dos viadutos em alguns trechos da cidade, (avenida) Antônio Carlos Magalhães, por exemplo, tem um índice elevadíssimo de engarrafamento e ali na frente do Iguatemi por falta de um mergulho, de um viaduto, que são soluções que a a gente encontra em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, que já resolveram essas questões com esse tipo de obras de infraestrutura. É preciso fazer obras de infraestrutura, educar os nossos motoristas e também implementar essas soluções de BRTs que já estão autorizadas pelo governo federal.

Criminalidade

O candidato falou, também, sobre o combate à criminalidade em Salvador. Silva lembrou que segurança pública é um problema da cidade, não apenas do Estado como muitos dizem.

— Segurança pública é um problema da cidade é um problema para o cidadão, então todo mundo tem que atuar. A primeira coisa é que a guarda municipal tem que ser melhor treinada , mais qualificada porque vontade eles têm. Agora precisam ter uma orientação, através de um convênio com a polícia militar, com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), não para fazer o enfrentamento do crime, mas para saber identificar situações de risco, terem uma capacidade de acionar uma viatura policial com certa facilidade e também observar e treinarem pessoas, conscientizarem pessoas.

Cláudio Silva afirmou que pretende combater a criminalidade, também, com a geração de empregos.

— Nós vamos criar 50 mil empregos em Salvador porque com emprego você diminui a criminalidade. Muitas dessas pessoas que estão cometendo crimes é porque não tem esperança de encontrarem uma atividade formal, não tem esperança de encontrarem uma forma de subsistência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.