Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Datafolha: Crivella tem 63% das intenções de votos válidos e Freixo, 37%

Candidato do PRB manteve vantagem sobre o rival do PSOL e encaminha vitória no 2º turno

Rio de Janeiro|Do R7

Crivella e Freixo disputam o 2º turno das Eleições 2016 no Rio
Crivella e Freixo disputam o 2º turno das Eleições 2016 no Rio Crivella e Freixo disputam o 2º turno das Eleições 2016 no Rio

O candidato do PRB à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, caminha para ser eleito no próximo domingo (30) e governar a cidade pelos próximos quatro anos.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (26) mostra Marcelo Crivella (PRB) com 63% das intenções de votos válidos e Marcelo Freixo (PSOL) com 37%.

Ambos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, na comparação com a última pesquisa, quando Crivella tinha 66% e Freixo, 34%.

Leia mais notícias de Eleições 2016

Publicidade

Considerando as intenções de votos totais, o candidato do PRB tem 46% das intenções de voto e Marcelo Freixo (PSOL), 27%. Brancos e nulos somam 19% e indecisos, 8%.

O levantamento do Datafolha ouviu 1.280 eleitores na última terça-feira (25). Com nível de confiança de 95%, a pesquisa contratada pela Folha de S.Paulo foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-09035/2016.

Publicidade

Renda

Considerando os recortes de renda abordados pela pesquisa, Crivella leva larga vantagem entre os mais pobres. Na faixa de eleitores com renda até dois salários mínimos (R$ 1.760), 74% dos entrevistados votariam no candidato do PRB, enquanto 26% escolheriam o socialista (votos válidos).

Publicidade

Entre os mais ricos, aqueles com renda acima de dez salários mínimos (quem ganha mais de R$ 8.800), Freixo tem leve vantagem: 52% das intenções de voto válidos, contra 48% do candidato do PRB.

Escolaridade

Crivella leva vantagem sobre Freixo também entre os menos escolarizados. Considerando a faixa de eleitores com ensino fundamental, o candidato do PRB tem 77% das intenções de votos válidos, contra 23% de Freixo.

Já entre os eleitores do Rio de Janeiro com curso superior, 52% optam por Freixo e 48% preferem Crivella — um empate, considerando a margem de erro da pesquisa.

Idade

Crivella leva a melhor sobre Freixo entre eleitores de todas as faixas etárias, com exceção dos mais jovens, entre 16 e 24 anos. Dentro desse público, o socialista soma 55% das intenções de votos válidos, contra 45% do rival do PRB.

Porém, entre pessoas de 25 a 34 anos, Crivella tem 57% das intenções de votos válidos e Freixo, 43%. Entre os eleitores com idade entre 35 e 44 anos, a vantagem de Crivella é ainda maior: 72% a 28%.

Entre os moradores do Rio com idade entre 45 e 59 anos, Crivella soma 67% contra 33% de Freixo — mesma pontuação obtida entre os eleitores de 60 anos de idade ou mais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.