Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Começam inscrições em curso para incentivar mulheres na política

Aulas são online e gratuitas voltadas para possíveis candidatas. Apesar de maioria na população, elas ainda são minoria em cargos políticos

Eleições 2020|Do R7

Começam as inscrições em curso para incentivar candidaturas de mulheres
Começam as inscrições em curso para incentivar candidaturas de mulheres Começam as inscrições em curso para incentivar candidaturas de mulheres

As mulheres ainda são minoria nos cargos eletivos, mesmo sendo a maioria entre a população e o eleitorado brasileiro. Com o objetivo de apoiar as candidaturas femininas nas Eleições Municipais de 2020, o Itaz (Instituto Técnico Científico Ministro Teori Albino Zavascki), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), criou o curso online de Direito Eleitoral Aplicado com ênfase em candidaturas femininas.

Leia mais: Quase 80% dos prefeitos do país podem disputar reeleição

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (21) no endereço no site do Instituto Teori Zavascki. A aula inaugural de capacitação será nesta terça-feira (22) com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

O curso será gratuito a todas as mulheres filiadas a partidos políticos e aptas a concorrerem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no pleito de 15 de novembro. O Itaz também disponibiliza bolsas destinadas aos advogados hipossuficientes e aos indicados pelos partidos políticos em situação equivalente.

Publicidade

Veja também: Veja o currículo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo

O curso pretende enfatizar às mulheres candidatas e ao público em geral a importância de se considerar o cumprimento da cota de gênero de forma objetiva e concreta. No último pleito municipal, mais de 16 mil candidatos concluíram a eleição sem receber um voto sequer. Desse total, 14.417 eram mulheres contra 1.714 homens.

Publicidade

Para o Instituto, esse quadro pode ser mudado por meio da informação e, assim, as próximas eleições poderão ser caracterizadas pela equidade de gênero na política.

Leia ainda: Brasil é referência ao realizar a maior eleição informatizada do mundo

Publicidade

Instrutores

Os instrutores serão ministros, juristas e professores especializados, entre eles, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e vice presidente do TSE, Edson Fachin, o ex-presidente do STF Ayres Brito e a presidente do Conselho do Magazine Luiza, Luiza Trajano.

A capacitação é composta de 36 disciplinas, que incluem temas como: Democracia e Governo Representativo, Sistemas Eleitorais e Partidários, Direitos Políticos e Alistamento, Garantias Eleitorais e Período Pré-Eleitoral. O curso tem 30 horas/aula e os participantes que concluírem a capacitação terão direito a certificado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.