Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro chega ao Palácio do Planalto, mas não comenta resultado da eleição

Presidente se manteve isolado após a oficialização do resultado do pleito; pronunciamento dele é esperado para hoje

Eleições 2022|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Bolsonaro em selfie feita na manhã de domingo (30)
Bolsonaro em selfie feita na manhã de domingo (30) Bolsonaro em selfie feita na manhã de domingo (30)

Ainda sem se manifestar sobre o resultado da eleição que deu a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um terceiro mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio da Alvorada na manhã desta segunda-feira (31) sem falar com a imprensa e apoiadores e seguiu para o Palácio do Planalto por volta das 9h30.

Embora tenha perdido a disputa pela reeleição, Bolsonaro ganhou em mais estados do que o adversário. O atual chefe do Executivo obteve mais votos em 14 unidades da federação, e Lula, em 13. Roraima foi o estado em que houve a maior diferença, com 76,08% para Bolsonaro (213.518 votos) e 23,92% para Lula (67.128 votos).

No fim da tarde de domingo (30), Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada no comboio presidencial e não falou com os apoiadores. O então candidato à reeleição pelo PL não informou o local onde iria acompanhar a apuração.

Presidente eleito terá terceiro mandato

Lula vai ocupar a Presidência da República pela terceira vez na história. Ele já teve dois mandatos como presidente do Brasil, entre 2003 e 2010. O vice-presidente será Geraldo Alckmin (PSB).

Publicidade

O presidente eleito tem como principal compromisso implantar políticas públicas para socorrer a população mais vulnerável, sobretudo para combater a fome. Lula promete manter o Auxílio Brasil em R$ 600 e transferir um adicional de R$ 150 para famílias beneficiárias do programa que tenham filhos de até 6 anos de idade — o bônus será pago a cada criança dentro dessa faixa etária. A ideia do presidente eleito é retomar o nome Bolsa Família para o programa.

Ele disse ainda que vai conceder aumento real ao salário mínimo, ou seja, acima da inflação. Segundo Lula, o governo dele também vai refinanciar as dívidas de todos os brasileiros que estão com o nome sujo no SPC e na Serasa. O presidente eleito ainda garante que vai criar linhas de crédito com juros baixos para micro, pequenos e médios empreendedores, a fim de estimular a geração de empregos.

A proposta de governo de Lula também fala em implementar uma nova legislação trabalhista, de proteção social a todas as formas de ocupação, de emprego e de relação de trabalho. O petista quer dar maior atenção a profissionais autônomos e domésticos, a trabalhadores que atuam de casa e aos mediados por aplicativos e plataformas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.