Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro recebe observadores eleitorais da OEA no Planalto

Esta é a terceira vez que a OEA atua como observadora das eleições no Brasil; grupo também vai se reunir com outros candidatos

Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição no pleito deste ano
O presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição no pleito deste ano O presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição no pleito deste ano

A seis dias das eleições, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), se reuniu nesta segunda-feira (26) com membros da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que vai acompanhar as eleições no Brasil. O primeiro turno das eleições ocorre no próximo domingo (2).

Rubén Ramirez Lezcano, chefe da missão, disse que o encontro com o presidente foi "cordial" e que está trabalhando para que encontros com os demais candidatos ao Palácio do Planalto aconteçam ao longo da semana.

"Tivemos a oportunidade de falar com o senhor presidente da República Federativa do Brasil e com parte do gabinete do senhor presidente. Estamos iniciando nossa missão de observação eleitoral. Faremos uma série de reuniões com os candidatos", disse na saída do Palácio do Planalto.

"Com o presidente da República, nós mantivemos uma reunião muito cordial. Nós estamos levantando os depoimentos de todos os candidatos, de maneira que oportunamente vamos fazer nosso relatório. Por agora, prefiro ser transparente em nossos diálogos, que se mantêm no início da nossa missão de aproximação", comentou.

Publicidade

O grupo é integrado por 55 especialistas e observadores de 17 países. A missão estará presente em 15 estados e no Distrito Federal. Além disso, no dia da eleição, observará a votação em três cidades estrangeiras: Porto (Portugal), Miami e Washington (Estados Unidos).

"A equipe da missão conta com especialistas que vão monitorar os aspectos-chave em matéria de tecnologia e organização eleitoral, votação no exterior, justiça eleitoral, financiamento político, campanhas e liberdade de expressão, participação política de mulheres, participação de grupos indígenas e afrodescendentes e violência eleitoral", informou a OEA em nota à imprensa divulgada na última sexta-feira (23).

Publicidade

Nos próximos dias, tanto Ramirez quanto os demais membros da OEA se reunirão com autoridades eleitorais e governamentais, líderes políticos, observadores nacionais e outros representantes da sociedade civil para receber diversas apreciações sobre as eleições. 

Esta é a terceira vez que a OEA envia uma missão para observar os processos eleitorais no Brasil. Após as eleições, será apresentado um relatório preliminar com observações e recomendações, segundo a entidade, com o objetivo de "contribuir para o fortalecimento dos processos eleitorais no Brasil".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.