Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cármen Lúcia toma posse como ministra efetiva do TSE

A magistrada ocupa a vaga aberta por Edson Fachin e deve ficar no cargo pelos próximos dois anos

Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Ministra Cármen Lúcia durante posse como titular do TSE
Ministra Cármen Lúcia durante posse como titular do TSE Ministra Cármen Lúcia durante posse como titular do TSE

Eleita para ocupar a vaga de titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Cármen Lúcia tomou posse no cargo na manhã desta quinta-feira (25). Ela ocupa a vaga que era de Edson Fachin e deve ficar na função pelos próximos dois anos. "Declaro aceitar o cargo e prometo bem fielmente cumprir os deveres e atribuições em harmonia com a Constituição e as Leis da República", afirmou a ministra.

Durante a cerimônia, Alexandre de Moraes, que atualmente é o presidente do TSE, relembrou que a ministra foi a responsável por dar a ele a posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2017, e chegou a dizer que existe "um dia da caça e outro do caçador". "Todos nós caçamos a democracia", respondeu Cármen Lúcia.

"Tenho a grande satisfação pessoal de dar posse à ministra, que é uma grande defensora da democracia e que tenho certeza que muito contribuirá para dar segurança e tranquilidade às eleições", afirmou Moraes. 

Cármen Lúcia foi a primeira mulher a presidir o TSE, quando comandou as eleições municipais de 2012. Ela volta a ocupar uma das três cadeiras destinadas aos ministros do STF, do qual faz parte há 16 anos. As outras duas vagas são ocupadas por Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.

Publicidade

O vice-presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, também disse que a ministra é uma "companheira excepcional, preparadíssima intelectual e profissionalmente". Já o representante do Ministério Público Eleitoral no TSE, Paulo Gonet, afirmou que "o jurisdicionado tem tudo a ganhar com o retorno da grande democrata, da ministra de talento único, com visão feminina refinada, inteligência invulgar e grande capacidade de se expressar".

O Colegiado do TSE é formado por no mínimo sete ministros titulares e sete substitutos, cabendo três vagas de cada categoria ao STF, duas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas à classe dos advogados. A presidência é sempre exercida por um ministro da Suprema Corte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.