Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ciro Gomes escolhe Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, para vice

Ana Paula Matos é advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração

Eleições 2022|Alan Rios, do R7, em Brasília

Ciro anunciou a escolha de Ana Paula Matos como vice nesta sexta-feira
Ciro anunciou a escolha de Ana Paula Matos como vice nesta sexta-feira Ciro anunciou a escolha de Ana Paula Matos como vice nesta sexta-feira

A vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos (PDT), será candidata a vice na chapa de Ciro Gomes para concorrer à Presidência. O anúncio foi feito em Brasília, nesta sexta-feira (5), último dia para as definições dos partidos. 

Ana Paula Matos tem 44 anos, é advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração. Servidora concursada da Petrobras, ela já foi diretora-geral de Educação, chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do instituto de previdência municipal, secretária das prefeituras-bairro, secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza e secretária de governo de Salvador.

"Tenho, sim, uma história de estudo, de dedicação. Tive oportunidade de implementar universidades em vários locais do país. Quero apresentar ao país um projeto de desenvolvimento econômico e social. Minha grande luta é no social. Me apresento ao país assim, alguém que é preparada não só pela universidade, mas pelo amor pelo povo", disse.

Nas eleições de 2020, Ana Paula foi eleita vice-prefeita de Salvador em chapa com Bruno Reis (DEM). Ciro havia anunciado na campanha que queria uma mulher como vice. A escolhida era a única negra entre as cotadas. A negociação de nomes chegou a envolver outros partidos, mas não avançou.

Publicidade

O candidato passou a receber críticas por não conseguir dialogar e construir alianças fora do PDT, mas rebateu com a analogia de que “os escravistas não vão ajudar os abolicionistas”.

Cinco nomes foram cotados para o cargo de vice, além de Ana Paula: Leila Barros, anunciada como candidata a governadora do Distrito Federal; a deputada estadual do Rio Grande do Sul Juliana Brizola; a ex-reitora da USP Suely Vilela; a delegada Marta Rocha; e a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.

Publicidade

Ciro afirmou que escolheu o nome da vice com "enorme entusiasmo por um conjunto de valores e virtudes".

"Primeiro, atributos pessoais, mulher negra, humilde, que fez da sua luta atos de vitórias sucessíveis. E ela é uma espécie de ás de copas, um curinga, de várias faces da administração", disse o candidato.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.