Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coleta de cédulas para o teste de integridade das urnas eletrônicas é realizada na UnB

Os votos impressos serão preenchidos nesta sexta-feira (21) por estudantes, docentes, servidores, técnicos e funcionários

Eleições 2022|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Urnas eletrônicas; TRE realiza coleta de cédulas para o teste de integridade das urnas eletrônicas
Urnas eletrônicas; TRE realiza coleta de cédulas para o teste de integridade das urnas eletrônicas Urnas eletrônicas; TRE realiza coleta de cédulas para o teste de integridade das urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) vai realizar a coleta das cédulas de papel para o teste de integridade das urnas eletrônicas nesta sexta-feira (21) na Universidade de Brasília (UnB). O procedimento ocorre no campus da Faculdade de Direito (FD), e todos os estudantes, docentes, servidores, técnicos e funcionários da universidade podem participar da coleta de votos em cédulas impressas.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

Essa é uma etapa anterior para a realização do teste de integridade do equipamento eletrônico e vai ser acompanhada pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, da Justiça Eleitoral. As cédulas de papel vão ser usadas para o teste das urnas, que acontece no dia 30 de outubro, no mesmo horário da votação oficial do segundo turno.

Teste de integridade

O TRE explica que o teste de integridade consiste em uma votação pública, aberta e auditada em uma urna eletrônica que estava pronta para uso nas eleições. Os votos também serão contabilizados em cédulas de papel e vão ser depositados em uma urna de lona, que será lacrada. 

Publicidade

Serão selecionadas 20 urnas eletrônicas, que deixarão de ser utilizadas nas seções eleitorais. Os equipamentos serão substituídos por novos. 

Na véspera da eleição, em cerimônia pública, serão escolhidas ou sorteadas urnas eletrônicas de seções eleitorais de todos os estados e do Distrito Federal. Os equipamentos vão ser levados para a sede do TRE ou local designado previamente.

Publicidade

No dia da votação do segundo turno, 30 de outubro, essas urnas serão ligadas e funcionarão como se estivessem nas seções eleitorais. Os equipamentos vão receber os mesmos votos que estão nas cédulas de papel e, ao final do dia, o resultado eletrônico e o dos colocados no papel serão comparados. 

A abertura das urnas eletrônicas vai ocorrer no prédio da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e na Escola Canadense de Brasília. O momento será filmado e transmitido ao vivo pelo canal do TRE-DF no YouTube.

Publicidade

Leia também: TRE-DF começa a lacrar 7,4 mil urnas para o segundo turno; veja imagens

As informações sobre o teste de integridade das urnas são divulgadas pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, da Justiça Eleitoral, no site do TRE. Para mais informações, clique AQUI.

*Estagiária, sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.