Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

De forma inédita, cai abstenção no 2º turno em relação ao primeiro

Neste domingo (30), 32,2 milhões de pessoas não foram às urnas; Distrito Federal registrou o menor índice do país

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Eleitores esperam para votar neste domingo (30)
Eleitores esperam para votar neste domingo (30) Eleitores esperam para votar neste domingo (30)

A taxa de abstenção no segundo turno das eleições deste ano ficou em 20,58% do total de eleitores aptos a votar. Ao todo, 32,2 milhões de pessoas não foram às urnas neste domingo (30). Esta é a primeira vez que as abstenções do segundo turno são menores do que as registradas no primeiro turno. Em 2 de outubro, 20,95% eleitores não foram às seções eleitorais. 

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

Houve queda das abstenções também em relação às eleições de 2018. Na ocasião, 21,3% dos eleitores não votaram na disputa entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Fernando Haddad (PT).

A proporção de eleitores que deixaram de votar diminuiu em 15 estados e aumentou em 12. Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, a abstenção passou de 21,61% no primeiro turno para 21,06% neste domingo (30), uma redução de 0,55 ponto percentual.

Publicidade

No Distrito Federal, a abstenção foi de 16,72%, o menor índice registrado no país neste segundo turno. Ao todo, 369.136 eleitores não votaram. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais: Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

Publicidade

Já em Minas Gerais, estado considerado decisivo nas eleições presidenciais, a abstenção diminuiu 1,29 ponto percentual entre o primeiro e o segundo turno, e passou de 22,28% para 20,99%. No total, 3.628.600 de eleitores mineiros não compareceram às urnas.

Neste domingo (30), os votos em branco somaram 1,7 milhão, ou 1,43% do total, pouco abaixo do 1,9 milhão do primeiro turno. Já em relação aos eleitores que votaram nulo, esse número aumentou. Ao todo, cerca de 3,9 milhões de eleitores anularam o voto nesta segunda etapa. No primeiro turno, foram 3,4 milhões.

Publicidade

Transporte gratuito

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou que ao menos 335 municípios teriam transporte público gratuito neste domingo (30). Com 170 localidades, a região Sudeste é a que mais concentra municípios que tiveram o passe livre de transporte. Na sequência, aparecem Nordeste (96), Sul (31), Centro-Oeste (30) e Norte (8).

O transporte gratuito no segundo turno foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No último dia 19, os ministros formaram maioria para validar a decisão de Luís Roberto Barroso que liberou o poder público para oferecer transporte público gratuito no dia do segundo turno das eleições. Barroso entendeu que a oferta é constitucional, já que assegura o direito ao voto.

Leia também

Operações da PRF

Ao longo do domingo (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou operações relacionadas ao transporte público de eleitores em diversas cidades. Em entrevista coletiva, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que não houve prejuízo aos eleitores.

No Nordeste, onde houve o maior número de denúncias de ações irregulares da PRF, o número de eleitores que não foram votar diminuiu em cinco dos nove estados que compõem a região. São eles: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grando do Norte. Já em Alagoas, Maranhão, Píauí e Sergipe, o número de eleitores que deixaram de votar aumentou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.