Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diferença entre Bolsonaro e Lula cai de 11 para 8 pontos, diz pesquisa

Levantamento Exame/Ideia, divulgado nesta quinta-feira (25), também mostra que 83% dos entrevistados não vão mudar de ideia

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A diferença entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu de 11 para oito pontos percentuais. É o que indica a pesquisa eleitoral Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (25). Na sondagem estimulada (em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados), Lula tem 44% das intenções de voto e Bolsonaro, 36%. 

O terceiro colocado em intenções de voto na disputa presidencial é Ciro Gomes (PDT), que aparece com 9%. Simone Tebet (MDB) vem em quarto lugar, com 4%. Os outros candidatos têm 1% ou não pontuam. Já os entrevistados que disseram votar em branco ou nulo são 2%. Os eleitores que dizem que não sabem ou não responderam somam 3%.

Pesquisa Exame/Ideia – 25/8/2022
Pesquisa Exame/Ideia – 25/8/2022 Pesquisa Exame/Ideia – 25/8/2022

O levantamento foi encomendado pela revista Exame e ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 19 e 24 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-02405/2022.

Na sondagem espontânea (em que os nomes dos candidatos não são apresentados), Lula lidera com 33% das intenções, seguido por Jair Bolsonaro com 30%. Levando em consideração que a diferença entre eles está dentro da margem de erro de três pontos percentuais, os dois estão empatados tecnicamente. Ciro Gomes vem em terceiro com 3%, seguido por Simone Tebet com 2%. Brancos e nulos são 7%, já 24% das pessoas ouvidas não souberam responder. 

Continua após a publicidade
Pesquisa Exame/Ideia - 25/08/2022
Pesquisa Exame/Ideia - 25/08/2022 Pesquisa Exame/Ideia - 25/08/2022

A pesquisa também aferiu a certeza dos eleitores em relação ao voto deles. Para 83% das pessoas ouvidas, o voto já está definido e não vai mudar. Outros 13% disseram que ainda podem mudar de ideia em relação ao voto. Três por cento dos entrevistados disseram que não sabem responder. Ainda de acordo com o levantamento, entre os que poderiam mudar de voto, um dos grupos mais relevantes é o de jovens, de 16 a 24 anos.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Lula vence com 49% das intenções de voto contra 40% de Bolsonaro. Brancos e nulos são 7% e os que não sabem responder somam 4%. Em um cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o atual presidente venceria com 38% dos votos contra 34% de Ciro Gomes. Entre Lula e Ciro, o ex-presidente venceria com 43% dos votos contra 31% de Ciro.

Continua após a publicidade
Pesquisa Exame/Ideia - 25/08/2022
Pesquisa Exame/Ideia - 25/08/2022 Pesquisa Exame/Ideia - 25/08/2022

Rejeição

O presidente Jair Bolsonaro lidera em índice de rejeição, com 45% dos entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. O ex-presidente Lula vem em seguida, com 42%. Se levada em consideração a margem de erro de três pontos percentuais, os dois empatam em índice de rejeição. O terceiro colocado Ciro Gomes tem 19% das pessoas ouvidas dizendo que não votariam nele. 

Perguntados se aprovam a maneira como Jair Bolsonaro governa, 43% das pessoas disseram que desaprovam enquanto 36% disseram aprovar a gestão do presidente da República. Vinte por cento dos entrevistados disseram que não aprovam nem desaprovam e 1% não soube responder. Outro recorte apresentado pela pesquisa é que 53% dos evangélicos aprovam a forma como Bolsonaro governa o país. 

Continua após a publicidade

Avaliação do governo

Para 13% dos entrevistados, até o momento, o governo de Jair Bolsonaro é ótimo. Para 21% o governo é bom e para 19%, regular. Os que consideram o governo ruim são 14%. Já aqueles que consideram péssimo o governo de Bolsonaro são 32% dos entrevistados. Um por cento não soube responder. 

Perguntados se o presidente Jair Bolsonaro merece o ser reeleito metade das pessoas ouvidas (50%) disse que não. Outras 44% disseram que o presidente merece ser reeleito, e 6% não souberam responder. Para 53% dos entrevistados o Brasil está no rumo errado, enquanto 39% acreditam que o país está no rumo certo e 8% não souberam responder. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.