Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eleitores poderão acompanhar apuração dos votos pelo celular

Aplicativos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral permitem acompanhamento em tempo real da apuração dos resultados

Eleições 2022|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

A Justiça Eleitoral desenvolveu dois aplicativos para o acompanhamento da apuração e da totalização dos resultados das Eleições de 2022. Os programas Boletim na Mão e Resultados podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dois aplicativos conferem ainda mais transparência ao processo eleitoral. A ideia é permitir aos eleitores o acompanhamento e a fiscalização, em tempo real, da apuração do resultado das eleições.

Resultados

No aplicativo Resultados, o eleitor pode acompanhar — em tempo real — a contagem dos votos em todo o Brasil, a partir da consulta por nome do candidato. O sistema também informa os nomes das pessoas eleitas e daquelas que vão disputar o segundo turno.

Segundo o TSE, o objetivo do software é facilitar o acesso de eleitores ao número de votos apurados no processo eleitoral.

Publicidade

Após instalar o aplicativo, o eleitor deve adicionar o estado e o município do qual quer saber o resultado. Depois de totalizados pela corte eleitoral, os votos são transformados em arquivos e disponibilizados no programa.

Boletim na Mão

O aplicativo Boletim na Mão, por sua vez, permite ao eleitor conhecer os resultados apurados nas urnas eletrônicas após o encerramento da votação. Por meio de um código QR impresso no boletim de urna, o eleitor tem acesso ao relatório dos votos recebidos por cada candidato em cada seção eleitoral. 

Publicidade

Como funciona

O boletim de urna é o documento que traz o total dos votos recebidos por cada candidato, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas naquela seção eleitoral. Com isso, o eleitor poderá comparar os dados com os resultados totalizados e divulgados no site do TSE após a votação.

O código pode ser lido mesmo que não haja conexão com a internet; no entanto, quando o eleitor quiser visualizar o conteúdo do boletim, precisará estar conectado à rede. O eleitor pode obter cópias de quantos boletins quiser. Para isso, basta que ele vá às seções eleitorais para capturar o código impresso nos boletins de urna.

Publicidade

Outros aplicativos da Justiça Eleitoral

e-Título — Aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Apresenta dados como zona eleitoral e situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

Pardal — Aplicativo de denúncias de irregularidade durante as Eleições 2022. Além de irregularidades na propaganda, é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral, tais como: compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político e uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.