Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Imagens na web mostram Lula à frente na Palestina, e Bolsonaro, em Israel

TRE-DF, que comanda votação no exterior, informou não poder atestar veracidade das imagens; resultado oficial sai às 17h

Eleições 2022|Do R7

Imagens mostram resultado das eleições na Palestina e Israel
Imagens mostram resultado das eleições na Palestina e Israel Imagens mostram resultado das eleições na Palestina e Israel

Algumas imagens que circulam na internet com os resultados dos boletins de urna no exterior mostram que o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu a disputa em Israel, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Palestina. 

Veracidade das imagens não pode ser confirmada pela Justiça Eleitoral
Veracidade das imagens não pode ser confirmada pela Justiça Eleitoral Veracidade das imagens não pode ser confirmada pela Justiça Eleitoral

Segundo as imagens divulgadas, Lula obteve 592 votos na Palestina, seguido de Jair Bolsonaro, com 52 votos, e Ciro Gomes (PDT), com 24. Já em Israel, Bolsonaro totalizou 320 votos, Lula ficou em segundo, com 274 votos, e Simone Tebet, em terceiro, com 74.

Os números são extraoficiais e divulgados pela população que tem acesso ao resultado após as 17h do horário local de cada pais. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF, Roberval Belinati, disse ao R7 que o resultado oficial será divulgado apenas após as 17h no horário de Brasília. O TRE-DF é responsável pela organização da votação no exterior.

“Nós não vamos afirmar se as imagens são verdadeiras ou falsas, mas podemos dizer que os boletins são públicos. Os mesários após o encerramento da votação imprimem e divulgam os resultados”, explica.

Publicidade
Boletins de urna foram postados após as 17h de cada país
Boletins de urna foram postados após as 17h de cada país Boletins de urna foram postados após as 17h de cada país

Brasileiros no exterior

Neste ano, 697.084 brasileiros que moram fora do país estão aptos a votar. O quantitativo é superior ao eleitorado de três estados: Acre (588.433), Amapá (505.106) e Roraima (366.240). As nações com maior número de eleitores brasileiros são Estados Unidos (182.987), Portugal (80.896) e Japão (76.570).

O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa (Portugal) é o maior colégio eleitoral do exterior, com 45.273 eleitores. Na sequência, estão os consulados-gerais em Miami (EUA), com 40.188; em Boston (EUA), com 37.159; em Nagoia (Japão), com 35.651; em Londres (Inglaterra), com 34.498; e no Porto (Portugal), com 30.098.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.