Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula promete criar Ministério das Pequenas e Médias Empresas

Candidato à Presidência da República pelo PT falou em nova pasta em encontro com empresários em São Paulo

Eleições 2022|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Lula em encontro com empresários de pequenas e médias empresas em São Paulo
Lula em encontro com empresários de pequenas e médias empresas em São Paulo Lula em encontro com empresários de pequenas e médias empresas em São Paulo

Em encontro com pequenos e médios empresários em São Paulo, o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai criar um Ministério das Pequenas e Médias Empresas. A fala ocorreu no segundo dia da campanha eleitoral, que começou oficialmente na última terça-feira (16).

"Vamos recriar alguns ministérios. Eu não sei se está funcionando o Ministério da Pequena e Média empresa, mas vai ter que funcionar. Já disse que vou criar o Ministério dos Povos Originários para que o indígena seja ministro. Vamos recuperar o Ministério do Turismo com a força de que ele precisa, porque o turismo é um gerador extraordinário de oportunidade, de emprego, nas mais diferentes cadeias produtivas", prometeu.

Ainda no encontro, o ex-presidente afirmou que o governo precisa levar a sério a renegociação de dívidas para evitar que as pequenas e médias empresas fechem por causa de débitos obtidos durante a pandemia da Covid-19. "A gente não pode deixar que vocês morram por causa da dívida que vocês contraíram por conta da pandemia. Vamos ter que levar muito em conta e muito a sério essa questão de negociação", afirmou.

Bancos públicos

Lula ainda comentou a ação de bancos públicos e ressaltou que essas entidades precisam cumprir uma função social. O ex-presidente afirmou que o "Banco do Brasil parece bonzinho, mas se tiver orientação governamental".

Publicidade

Saiba mais: Em primeiro evento de campanha, Simone Tebet promete valorizar setor cultural

"Se não tiver orientação, a burocracia do Banco do Brasil pensa como banco privado. Não queremos que os bancos públicos tenham prejuízo, mas não queremos que eles queiram ter os mesmos lucros que os bancos privados. Eles têm que prestar uma função social neste país", afirmou.

O ex-presidente também citou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dizendo que ele "vai ter que deixar de fazer empréstimo para grandes empresas e vai ter que se dedicar a empréstimos para pequenos e médios empresários". "Porque o restante pode tomar empréstimo em dólar em qualquer lugar", disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.