Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moraes ligou para Bolsonaro e Lula antes de oficializar o resultado da eleição

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que o candidato eleito será diplomado e que o resultado das urnas será aceito

Eleições 2022|Renato Souza, do R7, em Brasília

Ministro Alexandre de Moraes, durante coletiva de imprensa na sede do TSE
Ministro Alexandre de Moraes, durante coletiva de imprensa na sede do TSE Ministro Alexandre de Moraes, durante coletiva de imprensa na sede do TSE

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que ligou para os dois candidatos neste domingo (30) para informar o resultado da escolha dos eleitores nas urnas.

Moraes telefonou para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e para o atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro, pouco antes de declarar publicamente o encerramento das eleições.

De acordo com Moraes, Bolsonaro agradeceu a ligação e agiu educadamente ao telefone. "O presidente Bolsonaro me atendeu com extrema educação, assim como o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva", disse Moraes. O magistrado afirmou que o eleito será diplomado e que o resultado será aceito.

Moraes destacou que Lula vai governar para todos os 215 milhões de brasileiros, e não apenas para os eleitores que votaram nele. A diplomação dos eleitos ocorre antes da posse no TSE.

Nesse tipo de evento, apenas os eleitos comparecem. No entanto, na posse, que ocorre no dia 1º de janeiro, o ocupante do posto tradicionalmente passa a faixa presidencial a quem foi eleito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.