Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nestas eleições, 1.319 políticos tentam se manter nos cargos 

Nos Executivos locais, 20 dos 27 nomes que atualmente ocupam o cargo de governador buscam a reeleição

Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Urna eletrônica usada nas eleições brasileiras
Urna eletrônica usada nas eleições brasileiras Urna eletrônica usada nas eleições brasileiras (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ao todo, 1.319 nomes, — entre candidatos a deputado federal e distrital, senador, governador e vice-governador, presidente e suplentes —, tentam a reeleição em 2022. O número é 2% menor do que o registrado em 2018, quando 1.346 candidatos quiseram permanecer nas vagas. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na Câmara Federal, 451 dos atuais 513 deputados federais tentam se manter nos cargos. O número, que representa 88% da atual legislatura, é o segundo maior dos últimos 20 anos. Na última eleição geral, em 2018, 413 deputados federais concorreram à reeleição, e 289 (69%) tiveram votação suficiente para permanecer na Casa.

A maioria dos deputados que buscam a reeleição (71) é de filiados ao PL, partido do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Em seguida, com 54 candidatos à reeleição, aparece o PT, partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O União Brasil é a terceira legenda com mais candidatos tentando se manter no cargo: 46.

Senado

No Senado, dos 81 parlamentares, um terço das cadeiras está em disputa nestas eleições. E, dentre os 27 senadores em fim de mandato, 14 concorrem à reeleição. Com isso, mais da metade dos eleitos no próximo dia 2 de outubro serão novatos na Casa.

Publicidade

Leia também: Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para seis pontos, indica pesquisa

O TSE também contabiliza os nomes de dois suplentes de senadores que tentam ser reeleitos na posição. José Samuel Alcolumbre (União Brasil-AM), irmão do ex-presidente do Senado, Davi Alcolubre (União Brasil-AM), tenta permanecer como 1º suplente do irmão. Outro 1º suplente que pretende seguir no cargo é Luiz Osvaldo Pastore (MDB-ES), que busca ser o substituto de Flávia Arruda (PL-DF) no Senado.

No caso dos governos estaduais, 20 governadores tentam se reeleger em 2022; sete estados não terão candidatos à reeleição: Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí e Sergipe. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.