Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No exterior, eleição à Presidência tem início neste sábado e termina na noite de domingo

Primeiro país a abrir votação foi Nova Zelândia; neste ano, 697.084 brasileiros que moram no exterior estão aptos a votar

Eleições 2022|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Urna eletrônica
Urna eletrônica Urna eletrônica

A votação no exterior para a Presidência da República teve início às 16h deste sábado (1º). O primeiro país a abrir a eleição ao Palácio do Planalto foi a Nova Zelândia. A votação fora do Brasil acontece em 159 cidades de 97 países e será finalizada na noite de domingo (2). Os últimos locais para a votação serão Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

Neste ano, 697.084 brasileiros que moram fora do país estão aptos a votar. O quantitativo é superior ao eleitorado de três estados: Acre (588.433), Amapá (505.106) e Roraima (366.240). As nações com maior número de eleitores brasileiros são Estados Unidos (182.987), Portugal (80.896) e Japão (76.570).

O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa (Portugal) é o maior colégio eleitoral do exterior, com 45.273 eleitores. Na sequência, estão os consulados-gerais em Miami (EUA), com 40.188; em Boston (EUA), com 37.159; em Nagoia (Japão), com 35.651; em Londres (Inglaterra), com 34.498; e no Porto (Portugal), com 30.098.

Publicidade

Votação no Brasil

No Brasil, os horários de votação nas eleições serão unificados em todo o país, de acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estados com fuso horário diferente do de Brasília vão abrir as seções eleitorais no momento em que tiver início a votação na capital do país. O primeiro turno eleitoral ocorre neste domingo.

Assim, eleitores de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima vão às urnas a partir das 7h do horário local (8h de Brasília). No Amazonas, boa parte dos municípios do estado terá a votação iniciada às 7h do horário local, mas, em alguns, que têm o mesmo fuso do Acre, a votação começará às 6h, na hora local.

Publicidade
O horário de votação será das 8h às 17h, tendo como referência o horário de Brasília
O horário de votação será das 8h às 17h, tendo como referência o horário de Brasília O horário de votação será das 8h às 17h, tendo como referência o horário de Brasília

Em Fernando de Noronha, que pertence a Pernambuco, o início da votação será às 9h (8h de Brasília). O TSE informa que, apesar da diferença de horário do início da votação em diversas localidades, para se adaptar ao horário de Brasília, o tempo de votação é o mesmo em todos os lugares: oito horas.

Com a uniformização da votação a partir do horário oficial de Brasília, o TSE começará a divulgar os resultados das urnas a partir das 17h, logo após o fim da coleta de votos. Nas eleições passadas, a divulgação era feita somente após o encerramento da votação no Acre, que tem diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.