Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Federal inicia inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica

Delegados, papiloscopistas e peritos da PF passarão uma semana inspecionando o sistema eletrônico de votação no TSE

Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano
Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano

Treze técnicos da Polícia Federal (PF), entre delegados, papiloscopistas e peritos, iniciaram nesta segunda-feira (22) uma série de inspeções nos códigos-fonte da urna eletrônica e no sistema eletrônico de votação. Os testes acontecem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vão até sexta-feira (26). 

Código-fonte é o conjunto de comandos e instruções, escritos em linguagem para computadores, que integram um programa capaz de acionar o funcionamento de equipamentos eletrônicos. Além de ser obrigatória, a abertura desses dados do sistema de votação é realizada antes de cada eleição e é uma das ações iniciais do chamado Ciclo de Transparência Eleitoral. 

"Em sucessivas eleições, tanto municipais como gerais, o TSE estimula a participação e o envolvimento de representantes de organismos públicos, entre eles a Polícia Federal, na fiscalização minuciosa da construção dos softwares que integrarão o sistema eletrônico de votação, apuração e totalização dos resultados", informou a Justiça Eleitoral.

Participam da inspeção pela Polícia Federal os delegados Elias Milhomens de Araújo, Ricardo Ruiz Silva e Victor Barbarella Negraes; os peritos Alexandre de Andrade Silva, Auto Tavares da Câmara Júnior, Breno Rangel Borges Marchetti, Fabrício Dantas Bispo, Ivo de Carvalho Peixinho, João Paulo Vieira Almeida, João Vitor de Sá Hauk e Paulo César Hermann Wanner; e os papiloscopistas Erismar Paixão Ribeiro da Silva e Leonardo Costa Rodrigues Alves.

A programação também pode ser inspecionada por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas e de universidades, entre outras instituições.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.