Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Romeu Zema tem 46%, e Kalil, 34%, indica pesquisa ao Governo de MG 

Disputa pelo Senado traz Alexandre Silveira (PSD) e Cleitinho (PSC) empatados em 14%, diz Real Time Big Data

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

O governador Romeu Zema e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, que disputam eleição em MG
O governador Romeu Zema e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, que disputam eleição em MG O governador Romeu Zema e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, que disputam eleição em MG

O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), lidera as pesquisas com 46% das intenções de voto para o governo do estado. Em segundo lugar está o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 34%. O senador licenciado Carlos Viana (PL) ocupa a terceira colocação, com 9% das intenções de voto dos eleitores. Os que não sabem ou não responderam e os que disseram que votarão em branco ou anularão seus votos são 4% dos eleitores.

Os números são da pesquisa estimulada (em que o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados) encomendada pela Record TV ao instituto Real Time Big Data. A pesquisa foi feita por telefone e ouviu 1.500 eleitores de Minas Gerais entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MG-00461/2022. 

Na pesquisa espontânea (em que o nome dos candidatos não é apresentado), Zema segue na liderança, com 17% das intenções de voto, Kalil tem 9%, e Viana, 2% das intenções de voto para o governo do estado. Os votos brancos e nulos são 19%, enquanto 49% dos entrevistados disseram que não sabem ou não responderam. 

A pesquisa perguntou também em quem os eleitores não votariam. O índice de rejeição de Romeu Zema é de 34%, Alexandre Kalil tem 30%, e Carlos Viana, 29%.

Publicidade

Segundo turno

Em um eventual segundo turno na corrida ao Palácio das Mangabeiras, Romeu Zema teria 49% dos votos, e Alexandre Kalil, 39%. Votos brancos e nulos e os eleitores que não sabem ou não responderam são 6%. 

Em um cenário de segundo turno sem Zema, o candidato Kalil teria 40% dos votos, ante 15% de Carlos Viana. 

Publicidade

Em um terceiro cenário, sem Kalil, Romeu Zema teria 51%, e Carlos Viana, 12%. Brancos e nulos somaram 19%. Os eleitores que não sabem ou não responderam foram 18%.

Avaliação do governo

Questionados sobre a avaliação do governo de Romeu Zema, 60% dos entrevistados aprovam a gestão do atual governador, enquanto 35% a desaprovam. Outros 5% não sabem ou não responderam.

Publicidade

Para 18% dos entrevistados, o governo de Romeu Zema é ótimo. Outros 31% consideram o governo bom, e 27%, regular. Para 6%, o governo é ruim, e 14% disseram que acham o governo péssimo. Os que não sabem ou não responderam somam 4%. 

Senado

Entre os candidatos ao Senado pelo estado de Minas Gerais, Alexandre Silveira (PSD) e Cleiton Azevedo estão empatados, com 14% das intenções de voto cada um. Marcelo Aro (PP) aparece na terceira colocação, com 4%, seguido por Sara Azevedo (PSOL), que tem 3%. Considerando-se a margem de erro de 3 pontos percentuais, eles também estão empatados na terceira colocação.

Certeza sobre o voto

Outro dado aferido na pesquisa Real Time é a certeza dos eleitores em relação aos seus votos. Entre as pessoas ouvidas, 50% disseram que a intenção de voto é definitiva e não vai mudar. Outros 32% afirmaram que ainda vão analisar os candidatos e suas propostas antes de decidirem em quem vão votar, enquanto 15% dos entrevistados disseram que já têm preferência, mas podem mudar. Os 3% restantes não sabem ou não responderam. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.