Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rosa Weber toma posse como presidente do STF nesta segunda

Magistrada ficará no comando da Corte até 2023; Luís Roberto Barroso será o vice-presidente

Eleições 2022|Renato Souza, do R7, em Brasília

Ministra Rosa Weber enquanto presidia sessão plenária por videoconferência
Ministra Rosa Weber enquanto presidia sessão plenária por videoconferência Ministra Rosa Weber enquanto presidia sessão plenária por videoconferência

Em meio à campanha eleitoral, quando as atenções estão voltadas para a política e o processo de votação, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), toma posse às 17 horas desta segunda-feira (12) no comando da mais alta corte do país. Ela assume o cargo com a saída do ministro Luiz Fux, que encerra seus dois anos de gestão. Luís Roberto Barroso ocupará a vice-presidência.

A cerimônia de posse ocorrerá na sede do Supremo e tem previsão de receber 1.500 convidados, inclusive o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Rosa também convidou todos os candidatos à Presidência da República. A posse será presencial, diferentemente do que ocorreu no caso do ministro Luiz Fux, em 2020, quando havia altas taxas de transmissão e de casos de Covid-19 em Brasília. 

Rosa Weber será responsável por conduzir a Corte até 2023. Ela assumirá para conduzir o Supremo durante a campanha eleitoral até o fim deste mês, o primeiro turno das eleições e um eventual segundo turno. Apesar do processo de escolha dos cargos eletivos ficar sob atribuição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), muitos casos, decisões e recursos são levados para o Supremo.

As decisões da Corte também impactam o processo eleitoral. Com a saída de Fux da presidência, o magistrado volta a ocupar uma das cadeiras da Primeira Turma, que é formada também pela ministra Cármen Lúcia e pelos ministros Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. 

Entre os convidados da posse, 350 ficarão no plenário, e os demais, nos salões, áreas comuns e outros espaços do prédio. Um esquema de segurança especial está sendo montado para evitar incidentes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.