Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TCU vai auditar 4.161 urnas no primeiro turno das eleições

O objetivo é aferir a integridade dos boletins de urna (BUs); tribunal esclarece que auditoria não é apuração paralela

Eleições 2022|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

TCU vai auditar 4.161 urnas no primeiro turno das eleições
TCU vai auditar 4.161 urnas no primeiro turno das eleições TCU vai auditar 4.161 urnas no primeiro turno das eleições

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai auditar 4.161 urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições deste ano. O objetivo é aferir a integridade dos boletins de urna (BUs) e, afirma a Corte, não se trata de uma apuração paralela.

"Uma delas consiste em realizar testes amostrais em 4.161 urnas eletrônicas, em operação no dia da votação, para aferir a integridade dos boletins de urna, indispensável para a correta apuração dos votos depositados e a viabilização de recontagem e auditagem posterior", diz o órgão.

A ação vai funcionar da seguinte forma: no dia 2 de outubro, data do primeiro turno, auditores do TCU nas capitais dos estados e do Distrito Federal vão buscar vias impressas dos boletins de urna nas seções eleitorais e comparar a informação do documento físico com a disponibilizada pela Corte eleitoral na internet.

O TCU informa que dará ciência ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da amostra selecionada após a conclusão dos procedimentos de totalização e recebimento dos respectivos dados. "Com essa ação, o tribunal atestará que a informação exposta ao público na seção eleitoral é a mesma que é totalizada pelo TSE e que compõe o resultado final da eleição", argumenta.

A auditoria feita pelo TCU terá "foco na transparência e na prestação de contas à sociedade". Os auditores envolvidos na ação são todos servidores concursados, estáveis e independentes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.