Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TRE-DF realiza coleta de cédulas para o teste de integridade das urnas eletrônicas na UnB

Evento ocorreu na manhã desta sexta e contou com a presença de estudantes, docentes e servidores da Faculdade de Direito

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Coleta de cédulas para o teste de integridade das urnas eletrônicas na Universidade de Brasília (UnB)
Coleta de cédulas para o teste de integridade das urnas eletrônicas na Universidade de Brasília (UnB) Coleta de cédulas para o teste de integridade das urnas eletrônicas na Universidade de Brasília (UnB)

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou, na manhã desta sexta-feira (21), a coleta de cédulas para o teste de integridade das urnas eletrônicas na Universidade de Brasília (UnB). O procedimento, que ocorreu no campus da Faculdade de Direito (FD), consiste no preenchimento livre de cédulas de papel, que foram coletadas e colocadas em uma urna de lona posteriormente lacrada.

O evento foi acompanhado pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, da Justiça Eleitoral, e contou com a presença de estudantes, docentes, servidores, técnicos e funcionários da universidade. Essa é uma etapa anterior à realização do teste de integridade do equipamento eletrônico.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

Na abertura do evento, a diretora da Faculdade de Direito da UnB, professora Daniela Marques de Moraes, ressaltou a importância da cerimônia para a democracia. "Mais do que um teste, nós estamos aqui participando da demonstração de um procedimento que garante a democracia no nosso país", disse.

Publicidade

Em seguida, o juiz-auxiliar da Corregedoria Felipe Goulart, que integra a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, explicou o procedimento e entregou as cédulas para os estudantes preencherem. Segundo ele, a ação tem como objetivo "comprovar que o que se digita na urna eletrônica é, precisamente, o que sai dela". 

Leia também: TRE-DF começa a lacrar 7,4 mil urnas para o segundo turno; veja imagens

Publicidade

Teste de integridade

O TRE-DF explica que o teste de integridade consiste em uma votação pública, aberta e auditada em uma urna eletrônica que estava pronta para uso nas eleições. Os votos também serão contabilizados em cédulas de papel e vão ser depositados em uma urna de lona, que será lacrada.

Serão selecionadas 20 urnas eletrônicas, que deixarão de ser utilizadas nas seções eleitorais. Os equipamentos serão substituídos por novos.

Publicidade

Na véspera da eleição, em cerimônia pública, serão escolhidas ou sorteadas urnas eletrônicas de seções eleitorais de todos os estados e do Distrito Federal. Os equipamentos vão ser levados para a sede do TRE ou local designado previamente.

No dia da votação do segundo turno, 30 de outubro, essas urnas serão ligadas e funcionarão como se estivessem nas seções eleitorais. Os equipamentos vão receber os mesmos votos que estão nas cédulas de papel e, ao final do dia, o resultado eletrônico e o dos colocados no papel serão comparados.

A abertura das urnas eletrônicas vai ocorrer no prédio da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e na Escola Canadense de Brasília. O momento será filmado e transmitido ao vivo pelo canal do TRE-DF no YouTube.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.