Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TREs intensificam o preparo das urnas eletrônicas para o 1º turno

Entre os trabalhos está a inserção de dados e aplicativos para o funcionamento dos equipamentos nos respectivos estados

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas em seções eleitorais no Pará
Preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas em seções eleitorais no Pará Preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas em seções eleitorais no Pará

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país estão em ritmo intenso de trabalho para finalizar o preparo das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições, no próximo dia 2. Entre as atividades está a inserção de dados e aplicativos para o funcionamento dos equipamentos nos respectivos estados.

O R7 destacou as atividades que estão sendo desenvolvidas em algumas unidades da federação. Confira os detalhes abaixo:

Sudeste

Em Minas Gerais, a carga dos equipamentos que serão utilizados em Belo Horizonte terminará nesta sexta-feira (23). Nos demais municípios do estado, a preparação das urnas será concluída até este domingo (25). O estado usará 55.435 equipamentos em 304 zonas eleitorais.

"Durante o procedimento de carga, as urnas recebem o sistema de votação, dados de todos os candidatos e de eleitoras e eleitores. Também é inserida a mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna", informou o TRE-MG.

Publicidade

Sul

Preparação das urnas eletrônicas no Paraná
Preparação das urnas eletrônicas no Paraná Preparação das urnas eletrônicas no Paraná

No Paraná, 25,8 mil urnas serão preparadas, testadas e lacradas para, na véspera das eleições, serem distribuídas a 4.700 locais de votação nos 399 municípios. Na capital, Curitiba, 3.900 equipamentos vão atender 415 locais de votação no município.

As chamadas Cerimônias de Carga e Lacração estão previstas para terminar no dia 26 de setembro.

Publicidade

"A carga e lacração é precedida da Cerimônia de Geração de Mídias, na qual constam os dados das tabelas de partidos políticos, federações e coligações; eleitoras e eleitores; seções com as respectivas agregações; e candidatas e candidatos (com o respectivo número, nome indicado na urna e fotografia). As mídias são utilizadas para a carga da urna, para a votação, para a ativação de aplicativos da urna e para a gravação do resultado", detalhou o TRE-PR.

Nordeste

No Ceará, a previsão é encerrar a carga das 25.566 urnas que serão usadas no estado até este sábado (24). "Em Fortaleza, serão 5.235 urnas de seção e 427 urnas de contingência (reservas utilizadas no dia da eleição caso alguma urna de seção apresente defeito). Na capital, a previsão é de que os procedimentos ocorram até [este] sábado (24), podendo se estender, se necessário, até o dia 27, conforme edital", afirmou o TRE-CE.

Publicidade

"Na oportunidade, todos os componentes da urna são testados. Ao fim, as urnas receberão lacres físicos para que qualquer tentativa de violação dos equipamentos possa ser evidenciada", acrescentou o tribunal cearense.

Norte

Lacração de urna eletrônica que será usada no Acre
Lacração de urna eletrônica que será usada no Acre Lacração de urna eletrônica que será usada no Acre

No Acre, os trabalhos com a carga das 2.883 urnas eletrônicas está previsto para acabar neste domingo (25). "Desse total, serão 2.124 urnas de seção e 759 de contingência."

Após a carga e o lacre, ação que acontece logo depois da geração de mídias, "são colocados os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelos juízes das respectivas zonas eleitorais, promotores e representantes de partidos e coligações, convocados para acompanhar todo o processo", explicou o TRE-AC.

Centro-Oeste

Roberval Belinati (à dir.), presidente do TRE-DF
Roberval Belinati (à dir.), presidente do TRE-DF Roberval Belinati (à dir.), presidente do TRE-DF

No Distrito Federal, 7.426 urnas eletrônicas estarão disponíveis para as eleições. Desse total, serão 6.478 urnas de seção e 678 reservas.

Na última quarta-feira (21), a cerimônia de início de preparação das urnas contou com a presença do presidente do TRE-DF, o desembargador Roberval Belinati.

"Este momento é muito importante para a Justiça Eleitoral, porque nós estamos preparando essas urnas para o dia das eleições. E, após a instalação das mídias, nós colocaremos um lacre em cada urna, assinado pelo juiz da zona eleitoral, que constatará a integridade, a segurança, a confiabilidade da urna eletrônica", afirmou o presidente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.