Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TSE unifica início da votação pelo horário oficial de Brasília

Estados com fuso horário diferente iniciam votação quando seções eleitorais forem abertas na capital federal

Eleições 2022|Do R7

Urna eletrônica que será usada na eleição deste ano
Urna eletrônica que será usada na eleição deste ano Urna eletrônica que será usada na eleição deste ano

Os horários de votação nas eleições deste ano serão unificados em todo o país, de acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro passado. Estados com fuso horário diferente do de Brasília vão abrir as seções eleitorais no momento em que tiver início a votação na capital do país. O primeiro turno eleitoral ocorre no dia 2 de outubro, e um eventual segundo, no dia 30 de outubro.

Assim, eleitores de Rondônia, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Roraima vão às urnas a partir das 7h do horário local (8h de Brasília). No Amazonas, boa parte dos municípios do estado terá a votação iniciada às 7h do horário local, mas em alguns, que têm o mesmo fuso do Acre, a votação começará às 6h na hora local.

Em Fernando de Noronha, que pertence a Pernambuco, o início da votação será às 9h (8h de Brasília). O TSE informa que apesar da diferença de horário do início da votação em diversas localidades para se adaptar ao horário de Brasília, o tempo de votação é o mesmo em todos os lugares: oito horas.

Com a uniformização da votação a partir do horário oficial de Brasília, o TSE começará a divulgar os resultados das urnas a partir das 17h, logo após o fim da coleta de votos. Nas eleições passadas, a divulgação era feita somente após o encerramento da votação no Acre, que tem diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.