Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Voto não é obrigatório para todos; saiba quem pode se ausentar

Eleitores com 16 e 17 anos e maiores de 70 não são obrigados a votar no Brasil; não alfabetizados também estão dispensados

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Idoso vota nas eleições
Idoso vota nas eleições Idoso vota nas eleições

Neste domingo (2), 156 milhões de eleitores vão às urnas escolher novos representantes políticos. Assim como em outras eleições, a participação é facultativa para os jovens de 16 e 17 anos, para as pessoas acima dos 70 anos e para os não alfabetizados. Isso quer dizer que eles podem, mas não são obrigados por lei a votar.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

Quem não pertence a esses grupos e não comparecer às urnas deverá justificar o voto à Justiça Eleitoral em até 60 dias após cada turno. A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno das eleições, terá de justificar a ausência em cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno.

Leia também: Confira as propostas dos candidatos à Presidência para a saúde

Publicidade

Quem deixa de votar e não justifica a falta por três eleições seguidas, sem o pagamento das multas, tem o título cancelado. Enquanto a situação não for regularizada, o cidadão não pode obter documentos, como passaporte e RG; receber salário ou proventos de função em emprego público; prestar concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e pegar empréstimos de bancos oficiais, entre outras consequências.

Jovens e idosos nas eleições

Nas eleições deste ano, 2.116.781 jovens entre 16 e 17 anos poderão votar. Em 2018, estavam cadastrados 1.400.617 eleitores dessa idade. Em relação a 2018, houve um crescimento de 51,13% nessa faixa etária do eleitorado.

O número de eleitores com mais de 70 anos também cresceu. O salto foi de 23,82% — de 12.028.608 em 2018 para 14.893.281 de idosos em 2022. Esse número representa 9,52% de todo o eleitorado apto a votar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.