Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dois em cada 3 trabalhadores do mundo aceitariam empregos no exterior

Estados Unidos, Reino Unido e Canadá são os destinos mais populares, segundo pesquisa

Empregos|Do R7

Os EUA são vistos como atraentes por 42% dos entrevistados
Os EUA são vistos como atraentes por 42% dos entrevistados Os EUA são vistos como atraentes por 42% dos entrevistados

Um levantamento feito com trabalhadores do mundo inteiro mostra que dois em cada três aceitariam um emprego fora de seu país.

A pesquisa, conduzida pelo BCG (Boston Consulting Group) e pelo The Network (uma aliança global dos 50 principais sites de recrutamento), foi realizada com mais de 200 mil pessoas à procura de emprego em 189 países e também revela um interesse mundial em recompensas não financeiras entre os trabalhadores.

As empresas que realizaram o estudo ficaram surpresas com a proporção alta de candidatos dispostos a mudar para o exterior para trabalhar.

Segundo o BCG, isso diz muito sobre o mercado de desenvolvimento de talentos.

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Gaúcha vai à Harvard apresentar trabalho

Publicidade

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

O número de pessoas que querem trabalhar no exterior é particularmente alto nos países que ainda estão em desenvolvimento econômico ou estão passando por instabilidade política. Mas há também uma elevada disponibilidade para se trabalhar no exterior em alguns países que não têm esses desafios.

Publicidade

Por exemplo, mais de 75% dos entrevistados na Suíça, mais de 80% dos entrevistados na Austrália, e mais de 90% dos pesquisados na Holanda dizem considerar a mudança para outro país para trabalhar, de acordo com o relatório Decoding Global Talent.

O sócio sênior do BCG e um dos quatro coautores do relatório, Rainer Strack, afirma que as “barreiras geográficas para o emprego estão caindo, inclusive nas mentes de alguns dos trabalhadores mais talentosos e altamente qualificados”.

— Isso está abrindo oportunidades significativas para profissionais e para os muitos países e empresas multinacionais que estão enfrentando escassez de talentos de um tipo ou de outro.

Destino

Os EUA são o destino preferido da mão de obra estrangeira, visto como atraente por 42% das pessoas que procuram emprego no estudo.

Outros dois países de língua inglesa chegaram próximos aos resultados dos EUA: Reino Unido e Canadá foram citados por 37% e 35% dos entrevistados, respectivamente.

A maioria dos outros locais citados entre os dez melhores destinos para se trabalhar são países europeus que têm economias fortes, atrações culturais famosas ou ambos.

Motivação

Uma das descobertas mais significativas do estudo Decoding Global Talent tem a ver com o que faz as pessoas se sentirem motivadas no ambiente de trabalho — mas isso não se refere apenas àqueles dispostos a trabalhar fora do país de origem, mas pessoas em qualquer lugar.

Apesar de o dinheiro continuar tendo um peso importante, o estudo fornece fortes evidências de que as recompensas intrínsecas deixaram no passado os que levam considerações estritamente financeiras como o determinante para a satisfação no trabalho.

A grande maioria dos entrevistados citou o apreço pelo seu trabalho como sua prioridade número um. Outros dois fatores comentados foram as boas relações com colegas e a boa relação entre vida pessoal e trabalho.

Segundo Andrea Strohmayr, gerente de operações internacionais da The Network e coautora do estudo, “a mudança para locais de trabalho que têm uma atmosfera mais agradável e uma expectativa de retorno positivo tem algumas causas mais profundas e é provável que isso se mantenha por um longo tempo”.

A idade tem um grande impacto sobre o que os trabalhadores procuram no local de trabalho. Trabalhadores na faixa dos 20 anos se concentram no desenvolvimento de carreira. Na faixa dos 30 anos, o foco passa a ser o equilíbrio na relação trabalho e vida pessoal.

Quando chega aos 40, o profissional coloca as responsabilidades familiares como prioridade. Conforme as pessoas envelhecem, esses fatores desaparecem em importância e a satisfação com o trabalho passa a ter um significado adicional para a maioria dos trabalhadores.

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.