Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indústria de SP demitiu 31.500 funcionários neste ano, segundo Fiesp

Federação projeta que, até o fim do ano, mais de 100 mil vagas de trabalho sejam fechadas

Empregos|Do R7

Apenas em agosto, indústria paulista demitiu 15 mil funcionários
Apenas em agosto, indústria paulista demitiu 15 mil funcionários Apenas em agosto, indústria paulista demitiu 15 mil funcionários

O emprego na indústria de São Paulo está encolhendo. De janeiro a agosto deste ano, a indústria paulista demitiu 31.500 funcionários, segundo pesquisa da Fiesp e do Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Com isso, este ano deve terminar com o fechamento de mais de 100 mil vagas de trabalho no setor manufatureiro de São Paulo, de acordo com projeção do diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) das entidades, Paulo Francini.

Para ele, este ano será "melancólico" para a indústria paulista, que apenas em agosto demitiu 15 mil funcionários, sendo 12.275 vagas fechadas pelo setor manufatureiro e 2.725 pelo segmento de açúcar e álcool.

— Faltam três meses para completarmos o ano e nós não vemos sinais de que tenhamos alguma recuperação.

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Desde o início do ano, montadoras cortaram mais de 8.000 postos de trabalho. Confira no vídeo abaixo

Publicidade

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

O diretor compara o fraco desempenho deste ano com a baixa performance da indústria em 2009. A diferença, segundo ele, está em uma ligeira recuperação que a indústria demonstrou no segundo semestre daquele ano, "coisa que não se verifica em 2014".

Publicidade

— Nossa previsão é de que ao completar o ano de 2014 vamos ter uma variação que vai superar o ano da crise, ou seja vai ultrapassar os 100 mil empregos [a menos].

Comparação

No mês passado, 17 dos 22 setores avaliados pela pesquisa do Depecon anotaram baixa em seu quadro de funcionários, e cinco aumentaram seu pessoal. Já no mesmo mês em 2009, apenas nove setores registraram demissões, enquanto 11 contrataram.

— Portanto, em agosto de 2009, havia certa recuperação. Por isso, vamos fechar o ano com panorama pior do que o ocorrido em 2009.

O emprego industrial em São Paulo caiu o equivalente a 0,58% em agosto, sem ajuste sazonal, ou seja, a pior taxa para o mês desde o primeiro levantamento feito pelo departamento em 2005.

Na leitura com ajuste sazonal, as 15 mil demissões equivalem a uma queda de 0,37%. No acumulado de 12 meses, agosto deste ano versus agosto de 2013, a indústria demitiu 108 mil trabalhadores.

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.