Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acidentes aéreos em 2018 já mataram mais do que em 2017

Queda de apenas dois aviões comerciais este ano — um na Rússia e outro no Nepal — deixaram pelo menos 121 pessoas mortas

Internacional|Beatriz Sanz, do R7

Pelo menos 50 pessoas morreram no Nepal
Pelo menos 50 pessoas morreram no Nepal Pelo menos 50 pessoas morreram no Nepal

Acidentes aéreos ocorridos nos três primeiros meses de 2018 já mataram mais pessoas do que em todo o ano passado. Apenas a queda de dois aviões comerciais registradas no último mês — uma na Rússia e outra no Nepal — deixou pelo menos 121 vítimas fatais. Em 2017, considerado o ano mais seguro da aviação no mundo todo segundo a organização holandesa Aviation Safety Network (ASN), apenas 79 pessoas morreram.

O avião que caiu no Nepal na manhã desta segunda-feira (12), deixou pelo menos 50 mortos, segundo autoridades do país.

Este foi o segundo grande acidente de aeronaves comerciais que aconteceu neste ano. O primeiro foi outro avião que caiu na Rússia, vitimando 71 pessoas em fevereiro.

Os dois acidentes envolvem aviões comerciais, ou seja, de transporte regular de passageiros. Em 2017, nenhum incidente foi registrado neste setor da aviação.

Publicidade

Segundo o consultor aeronáutico, Jorge Barros, a segurança adquirida na aviação comercial ao longo dos últimos anos não é motivada pelo acaso e sim por um trabalho árduo de prevenção.

— Os acidentes voltam a acontecer se a gente não cuidar da nossa parte, que é cuidar da fabricação, da manutenção e da operação correta dos aviões.

Publicidade

Barros ressalta que outra parte muito importante na prevenção de acidentes cabe às agências reguladoras do setor. Ele afirma que algumas vezes as agência governamentais têm uma “tolerância exagerada” com os erros cometidos pelas empresas aéreas e que isso pode acabar causando outros acidentes.

Apesar disso, Barros garante que a aviação continua sendo tão segura quanto no ano passado e que alguns acidentes acabam acontecendo por fatores que não podem ser controlados, como por exemplo, um ataque terrorista.

Publicidade

Até agora, no entanto, nenhum grupo terrorista se apresentou como responsável pela queda dos dois aviões em 2018.

Quando um avião cai outros caem em seguida?

O especialista em aviação, Jorge Barros, afirmou que a impressão que muitas pessoas têm de que quando um avião cai, outros acidentes começam a acontecer na sequência é falsa.

— Isso é senso comum. É mais ligada à percepção do indivíduo do que à realidade. E à imprensa também.

Barros explica que muitas vezes pequenos acidentes acontecem e não são noticiados, mas quando um grande acidente ocorre, esses outros começam a ser publicados dando mais força a essa sensação.

— Isso impacta no cidadão de uma maneira muito forte porque ele passa a pensar que realmente está tudo caindo. Mas se você imaginar que no mundo todo tem cerca de 60 mil aviões voando 24 horas por dia, 365 dias por ano e muitos poucos caem, então é muito avião. De modo que quando um avião cai, estatisticamente falando é muito pouco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.