Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

África do Sul impede leilão da chave da cela de Mandela

Ministro da Cultura sul-africano solicitou a devolução do objeto, que seria leiloado no próximo dia 28 nos EUA

Internacional|Da Ansa

Mandela passou 27 anos detido por lutar contra o regime segregacionista do apartheid
Mandela passou 27 anos detido por lutar contra o regime segregacionista do apartheid Mandela passou 27 anos detido por lutar contra o regime segregacionista do apartheid

O ministro da Cultura da África do Sul, Nathi Mthethwa, informou que a chave da cela da prisão que foi ocupada pelo ex-presidente Nelson Mandela (1918-2013) será devolvida ao país em vez de ser leiloada nos Estados Unidos.

O leilão estava agendado para acontecer no dia 28 de janeiro, em Nova York. Segundo Mthethwa, o objeto "pertence ao povo da África do Sul", e a casa de leilões Guernsey teria concordado em enviar a chave de volta.

"A chave simboliza a dolorosa história da África do Sul, ao mesmo tempo que representa o triunfo do espírito humano sobre o mal", informou o ministro em um comunicado.

A chave seria leiloada no próximo dia 28
A chave seria leiloada no próximo dia 28 A chave seria leiloada no próximo dia 28

Mandela, que liderou a luta contra o apartheid, o regime segregacionista da minoria branca do país, passou 27 anos na cadeia. A chave que seria leiloada era de uma cela ocupada pelo ex-presidente na Ilha Robben, perto da Cidade do Cabo, onde ele passou 18 desses anos.

Mthethwa também informou que a Guernsey decidiu interromper a venda de outros itens que pertenciam a Mandela, como pinturas, uma bicicleta ergométrica e uma raquete de tênis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.