Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agência de Energia Atômica anuncia que irá verificar suposta 'bomba suja' fabricada na Ucrânia

Pedido foi feito pelo próprio governo ucraniano, que nega acusações feitas pela Rússia de ter criado o artefato

Internacional|

Rafael Grossi, diretor da Agência de Energia Atômica da ONU
Rafael Grossi, diretor da Agência de Energia Atômica da ONU Rafael Grossi, diretor da Agência de Energia Atômica da ONU

O órgão nuclear da ONU anunciou nesta quinta-feira (27) que fará nesta semana uma "verificação independente" em dois sítios nucleares ucranianos a pedido de Kiev, que nega acusações russas de ter escondido provas da fabricação de uma "bomba suja".

"Os inspetores farão uma verificação independente para detectar qualquer desvio de material nuclear", informou em comunicado o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, que deve participar em Nova York de uma sessão a portas fechadas do Conselho de Segurança da ONU.

A AIEA havia anunciado no começo da semana uma inspeção "nos próximos dias", sem dar detalhes. A agência reiterou hoje que havia inspecionado um dos dois locais "há um mês", destacando que "não foi encontrada atividade nuclear não declarada".

Horas antes, o presidente russo, Vladimir Putin, havia pedido uma missão em campo "o quanto antes", para evitar que Kiev ocultasse provas.

Publicidade

"Dado o interesse e a urgência do assunto", a AIEA irá divulgar rapidamente suas conclusões", assinala o comunicado.

" gallery_id="6352f01519d22427b5000730" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/agencia-de-energia-atomica-anuncia-que-ira-verificar-suposta-bomba-suja-fabricada-na-ucrania-27102022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.