Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ahmadinejad é criticado por "desobedecer as leis islâmicas" ao abraçar a mãe de Hugo Chávez

Lei islâmica proíbe que homens toquem mulheres que não sejam da família

Internacional|Do R7

A foto que causou polêmica: pelos costumes islâmicos, Ahmadinejad jamais poderia ter tocado a mãe de Chávez
A foto que causou polêmica: pelos costumes islâmicos, Ahmadinejad jamais poderia ter tocado a mãe de Chávez A foto que causou polêmica: pelos costumes islâmicos, Ahmadinejad jamais poderia ter tocado a mãe de Chávez

Uma fotografia do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad abraçando Elena Frías, mãe do presidente Hugo Chávez, morto na última terça-feira (5), tem causado polêmica no mundo islâmico.

Clérigos muçulmanos conservadores acusam o presidente do Irã de desobedecer a lei islâmica que proíbe tocar mulheres que não sejam da família, segundo o jornal Daily Mail.

Apesar da demonstração de afeto em um momento difícil para a mãe de Chávez, os religiosos afirmam que a imagem é "pecaminosa" perante a doutrina do Irã. A alegação é de que o ato insulta a dignidade religiosa do país e configura "haram" — um pecado, um ato religioso proibido dentro das regras islâmicas.

Mohammad Taghi Rahbar, um líder de orações da segunda maior cidade do Irã, Isfahan, afirmou à agência de notícias Mehr que Ahmadinejad "perdeu o controle".

Publicidade

— Apertar a mão de uma mulher que não é da família, em qualquer circunstância, seja jovem ou velho, não é permitido. Abraçar ou expressar emoções é impróprio para a dignidade do presidente de um país como o Irã.

Ahmadinejad já esteve na mira dos conservadores de seu país na semana passada, ao postar na internet uma homenagem a Hugo Chávez, onde previa que o líder venezuelano "voltará com Jesus Cristo no dia da ressurreição".

Publicidade

Ahmadinejad chega a Caracas para funeral de Chávez

Ahmadinejad lamenta a morte de Chávez, "símbolo de todos os combatentes"

Publicidade

O aiatolá Ahmad Khatami, um importante clérigo iraniano, disse que o presidente "foi longe demais com o que mencionou em sua homenagem".

— O presidente está bem ciente de que tal tributo vai provocar reações em nossos institutos religiosos. Ele poderia ter enviado uma mensagem diplomática sem conotações religiosas.

A polêmica aumentou quando uma publicação do Irã acusou o jornal Daily Telegraph de ter alterado a foto digitalmente. Uma outra fotografia, que afirmam ser a versão original, mostra Ahmadinejad abraçando um dos tios de Hugo Chávez.

Logo depois, a informação foi tida como falsa, o que demonstra que a polêmica foto do abraço entre o presidente iraniano e Elena Frías é mesmo verdadeira. O site de notícias Entekhab pediu desculpas pela divulgação da notícia e culpou um repórter pelo erro.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.