Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ainda em erupção, vulcão Calbuco causa cancelamento de voos no Chile e na Argentina

Voos foram cancelados em Puerto Montt, no Chile, e em Bariloche, na Argentina

Internacional|

Cinzas do vulcão comprometem voos entre Chile e Argentina
Cinzas do vulcão comprometem voos entre Chile e Argentina Cinzas do vulcão comprometem voos entre Chile e Argentina

Localizado no sul chileno, o vulcão Calbuco, que entrou em erupção subitamente, ainda estava lançando cinzas nesta quinta-feira (23), forçando o cancelamento de voos de cidades próximas tanto no Chile quanto na vizinha Argentina.

O vulcão, que teve uma grande erupção pela última vez em 1961, entrou em atividade na quarta-feira e emitiu uma coluna impressionante de cinzas e fumaça a quase 20 quilômetros de altura perto de Puerto Varas, que fica cerca de mil quilômetros ao sul da capital, Santiago.

Até esta quinta-feira, mais de 4 mil pessoas haviam sido retiradas das imediações, disseram as autoridades, e os serviços de emergência estão concentrando os esforços na pequena cidade de Ensenada, cerca de 15 quilômetros distante do vulcão. Um montanhista que estava perto do cume quando a erupção ocorreu está desaparecido.

Bachelet viajará para área de erupção do vulcão Calbuco

Publicidade

Vulcão Calbuco entra em nova erupção, mantendo alerta vermelho no Chile

Turistas flagram erupção do vulcão Calbuco no Chile

Publicidade

Voos foram cancelados em Puerto Montt, cidade chilena próxima, já que as cinzas vulcânicas podem danificar as aeronaves e tornar os voos arriscados. Pouco além da fronteira, em Bariloche, na Argentina, também houve cancelamento de voos e as aulas foram suspensas.

Calbuco fica cerca de 90 quilômetros ao sul do vulcão Puyehue, cuja erupção em 2011 lançou cinzas a uma grande altura na atmosfera, levando ao cancelamento de voos em lugares tão distantes quanto a Austrália.

Publicidade

Perto do solo, os fluxos piroclásticos são um perigo em potencial, alertaram especialistas.

“A atividade atual tem potencial de criar fluxos piroclásticos, que são correntes de alta velocidade de cinzas e ar quente que se lançam ao solo”, explicou David Rothery, professor de Geociência Planetária da Universidade Aberta da Grã-Bretanha.

“Eles são mortíferos, e a zona de evacuação de 20 quilômetros de raio que foi declarada é uma precaução sábia.”

Nuvens espessas obscureciam a vista do vulcão nesta quinta-feira, mas especialistas avisaram que a erupção pode durar algum tempo.

(Por Rosalba O'Brien e Antonio de la Jara)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.