Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alemanha não pagará empregados não-vacinados em quarentena

Ministro da Saúde afirmou que não é justo com os contribuintes ajudar os cidadãos que escolheram não serem imunizados

Internacional|

Jens Spahn alega que medida traz justiça aos cofres da Alemanha
Jens Spahn alega que medida traz justiça aos cofres da Alemanha Jens Spahn alega que medida traz justiça aos cofres da Alemanha

O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, afirmou nesta quarta-feira (22) que o país não vai pagar compensações a trabalhadores que não se vacinaram contra a covid-19 e que podem ser forçados a adotar medidas de quarentena contra a doença. Segundo o chefe da pasta, seria injusto pedir aos contribuintes alemães que subsidiem aqueles que recusaram a imunização.

As regras de quarentena, que serão implementadas nos 16 Estados do país, começarão a valer em 11 de outubro no mais tardar, disse o ministro. As normas valerão para pessoas que forem diagnosticadas com o vírus e aquelas que estiverem voltando de países considerados de "alto risco" de covid-19, o que agora inclui Reino Unido, Turquia e partes da França, entre outros.

Viajantes não-vacinados desses locais são obrigados a ficar em quarentena durante ao menos cinco dias, mas não os que estão vacinados ou se recuperaram recentemente. Críticos dizem que tais regras seriam equivalentes a uma obrigatoriedade de vacinação contra o novo coronavírus, já que muitos trabalhadores não podem ficar em casa sem receber.

"Devemos enxergar isso de forma diferente", disse Spahn durante entrevista coletiva. "É sobre justiça. Aqueles que protegem a si mesmo e aos outros por meio da vacina podem, corretamente, perguntar por que devemos pagar a alguém que acabou entrando em quarentena depois de passar férias em um local de risco."

Publicidade

Também existem preocupações sobre privacidade. A Alemanha tem leis duras para regulamentar a privacidade de dados devido ao seu histórico de vigilância estatal de nazistas e comunistas sobre os cidadãos, e os empregadores normalmente não têm direito de pedir informações de saúde dos funcionários.

A vacinação não é obrigatória na Alemanha, mas as autoridades têm adotado medidas para tornar cada vez mais inconveniente a decisão de não se vacinar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.