Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Antony Blinken anuncia cessar-fogo de 72 horas no Sudão

O anúncio se deu após novas tentativas frustradas de dar uma trégua ao conflito, que em nove dias deixou mais de 400 mortos

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Mulheres caminham pelas ruas da capital, Cartum, nesta segunda-feira (24)
Mulheres caminham pelas ruas da capital, Cartum, nesta segunda-feira (24) Mulheres caminham pelas ruas da capital, Cartum, nesta segunda-feira (24)

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou que os generais que se enfrentam no Sudão acordaram um cessar-fogo de três dias a partir de terça-feira (25). O anúncio se dá após novas tentativas frustradas de dar uma trégua ao conflito.

"Após negociações intensas nas últimas 48 horas, as Forças Armadas Sudanesas e as Forças de Apoio Rápido acordaram um cessar-fogo em todo o país a partir da meia-noite de 24 de abril, que vai durar 72 horas", disse Blinken em um comunicado divulgado duas horas antes de a trégua entrar em vigor.

· Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

O confronto no Sudão envolve o comandante do Exército, o general Abdel Fatah al Burhan, líder de fato do país, e seu número 2, o general Mohamed Hamdan Daglo, conhecido como "Hemedti", comandante das Forças de Apoio Rápido (FAR). Em outubro de 2021, os dois se juntaram para dar um golpe que tirou os civis do poder. Agora, as tropas dos dois generais estão numa disputa feroz sobre os planos de integração das FAR ao Exército oficial, uma condição crucial do acordo para a retomada da transição democrática no Sudão.

Desde o sábado (15), intensos tiroteios não param no país e vitimaram um número grande de civis. Segundo o último levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 420 pessoas morreram e 3.700 ficaram feridas até o momento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.