Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apesar de conversas suspensas, Zelenski diz que Ucrânia está disposta a negociar com a Rússia

Tratativas entre os dois países foi suspensa após mortes de civis em diversas cidades ucranianas

Internacional|Do R7, com AFP

Presidente da Ucrânia recebeu neste sábado o chanceler da Áustria
Presidente da Ucrânia recebeu neste sábado o chanceler da Áustria Presidente da Ucrânia recebeu neste sábado o chanceler da Áustria

A Ucrânia se mantém "disposta" a negociar com a Rússia, ainda que as conversas entre os dois lados estejam suspensas desde a descoberta de atrocidades em várias cidades próximas a Kiev em meio à retirada das tropas russas, disse neste sábado (9) o presidente ucraniano Volodmir Zelenski.

"Estamos dispostos a lutar e a buscar paralelamente caminhos diplomáticos para parar esta guerra. Por enquanto, temos interesse em manter um diálogo de forma paralela", afirmou Zelenski em uma entrevista coletiva ao lado do chanceler da Áustria, Karl Nehammer, que está em visita oficial ao país. 

Zelenski pediu "uma resposta mundial firme", e não apenas uma condenação, após o bombardeio mortal desta sexta-feira (8) contra uma estação ferroviária em Kramatorsk, no leste da Ucrânia, onde muitos civis tentavam fugir de uma iminente operação russa de grande envergadura.

"É mais um crime de guerra da Rússia pelo qual algum dos envolvidos deverá ser responsabilizado", disse o presidente em mensagem de vídeo após o ataque com míssil que matou 52 pessoas, incluindo cinco crianças.

Publicidade

"As potências mundiais já condenaram o ataque da Rússia a Kramatorsk. Esperamos uma resposta mundial firme contra este crime de guerra", acrescentou.

O presidente dos Estado Unidos, Joe Biden, denunciou uma "horrível atrocidade" de Moscou, que, por sua vez, negou envolvimento no ataque, assegurando que não dispunha do tipo de míssil usado e que o bombardeio tinha sido uma "provocação" ucraniana.

Publicidade

No entanto, um alto funcionário da Defesa americana destacou que os russos "notificaram inicialmente um ataque exitoso" e que "se retrataram unicamente após informações sobre vítimas civis".

De fato, o ministério russo da Defesa tinha informado na sexta-feira sobre a destruição com mísseis de alta precisão de "armamentos e outros equipamentos militares nas estações de Pokrovsk, Sloviansk e Barbinkove", localidades perto de Kramatorsk, "capital" da parte do Donbass ainda sob controle de Kiev.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.