Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apesar de navio encalhado, Suez tem faturamento recorde em 2021

Cargueiro Ever Green ficou atravessado e bloqueou a rota marítima entre a Ásia e a Europa por quase uma semana

Internacional|Da Ansa

Navio cargueiro Ever Green ficou encalhado no canal de Suez em março de 2021
Navio cargueiro Ever Green ficou encalhado no canal de Suez em março de 2021 Navio cargueiro Ever Green ficou encalhado no canal de Suez em março de 2021

Apesar da pandemia de Covid-19 e do bloqueio de seis dias provocado pelo navio Ever Green, da empresa taiwanesa Evergreen, o Canal de Suez, no Egito, registrou números recordes em 2021.

Segundo a autoridade responsável pela via marítima, 1,27 bilhão de toneladas de carga transitaram pelo canal no ano passado, gerando receitas de US$ 6,3 bilhões, o que significa um aumento de 13% em relação a 2020 e o melhor resultado já registrado em Suez.

O número de navios que fizeram a travessia entre os mares Vermelho e Mediterrâneo cresceu de 18.830 em 2020 para 20.694 em 2021, alta de quase 10% em um ano.

O canal responde por cerca de 10% do comércio marítimo global e ficou totalmente bloqueado entre 23 e 29 de março por conta do encalhe do porta-contêineres Ever Green.

Publicidade

O tráfego na via só foi normalizado cinco dias após a remoção do navio, que ficou apreendido no Egito até 7 de julho. A liberação ocorreu apenas depois de um acordo de indenização entre a Autoridade do Canal de Suez e a empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha, proprietária do Ever Green.

Em novembro, a administração do canal anunciou um aumento de 6% nos pedágios para 2022, mas navios de turismo e que transportam gás natural liquefeito (GNL) serão isentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.