Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apoio a independência da Catalunha caiu, indica pesquisa

Políticos catalães que conduziram o referendo do ano passado já admitiram que a independência da região não vai acontecer

Internacional|Beatriz Sanz, do R7

Apoio a independência da Catalunha caiu desde o plebiscito
Apoio a independência da Catalunha caiu desde o plebiscito Apoio a independência da Catalunha caiu desde o plebiscito

O apoio à independência da Catalunha caiu entre os moradores da região, passados 4 meses do plesbicito sobre a independência e da intervenção do governo espanhol que aconteceu em seguida.

Uma pesquisa feita pelo CEO (Centro de Estudos de Opinião) da Catalunha mostra que o suporte à causa independista, que era 48,7% em outubro, quando um referendo sobre a independência foi votado, agora é de apenas 40,8%.

Este é o índice mais baixo desde dezembro de 2014.

Em contrapartida, 53,9% da população catalã afirmou não desejar a separação da Espanha.

Publicidade

Segundo Demetrius Pereira, professor de Relações Internacionais da ESPM, essa queda no apoio à independência da Catalunha se dá por conta da estratégia adotada pela coligação que venceu as eleições parlamentares, a mesma que defendia a independência unilateral, de voltar atrás no assunto.

Leia também

"O Puigdemont, que foi eleito o novo presidente e que era o presidente retirado pelo governo espanhol, reconheceu que o processo de independência acabou e eu acredito que isso tenha influenciado a população", comenta Pereira.

Publicidade

Quando perguntados “o que a Catalunha deveria ser”, 36,3% dos entrevistados responderam que “uma comunidade autônoma”, o status que a região mantinha antes de outrubro do ano passado. Os que acreditam que a Catalunha deva ser um Estado independente da Espanha são 32,9% dos catalães e 19,4% pedem para que a Catalunha se torne um Estado dentro de uma Espanha federativa.

A pesquisa foi realizada em 4 cidades da Catalunha, entre os dias 10 e 30 de janeiro e teve 1200 entrevistados acima de 18 anos.

Publicidade

Crise na Catalunha

A crise política catalã teve início quando o governo independista que havia sido eleito convocou um referendo para consultar a população se a Catalunha deveria ser um Estado independente em forma de república.

A consulta popular aconteceu em outubro do ano passado, mas foi considerada ilegal. O comparecimento nas urnas foi de apenas 42% da população apta a votar, mas desses 90% votaram pela separação entre Catalunha e Espanha.

O governo espanhol que era contra o plebiscito autorizou uma intervenção no governo da Catalunha e o presidente catalão Carles Puidgemont foi acusado de traição e fugiu do país.

Naquele momento, a Catalunha representava 19% do PIB espanhol.

"Acredito que a Catalunha tenha sofrido bastante com essa crise política, especialmente porque várias empresas se retiraram da região e a recuperação não deve ser tão rápida", diz Demétrio Pereira, da ESPM.

Após a intervenção federal, o governo espanhol convocou novas eleições que aconteceram em dezembro de 2017 e foi eleita pela mesma coligação.

O governo catalão desistiu da independência. Porém, a Justiça espanhola manteve os pedidos de prisão contra os líderes do movimento independentista, o que ainda gera incertezas na região já que os parlamentares catalães insistem que Puigdemont deve seguir como presidente da Catalunha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.