Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 12 processos, Kirchner se torna figura conhecida da Justiça

Ex-presidente da Argentina e atual vice-presidente, política de 69 anos enfrenta uma longa lista de processos durante carreira pública

Internacional|Do R7

Cristina Kirchner está envolvida em ao menos três processos sobre corrupção
Cristina Kirchner está envolvida em ao menos três processos sobre corrupção Cristina Kirchner está envolvida em ao menos três processos sobre corrupção

A ex-presidente e atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, voltou ao noticiário internacional após o Ministério Público do país pedir 12 anos de prisão à política por suposta corrupção.

Cristina teria cometido irregularidades na concessão de 51 contratos de obras públicas na província de Santa Cruz a companhias pertencentes ao empresário Lázaro Báez durante os mandatos de 2007 a 2015 e do marido e antecessor dela na Presidência, Néstor Kirchner, mandatário entre 2003 e 2007.

Todavia, esse não é o primeiro processo a que Cristina responde na Justiça da Argentina. No total, são 12 ações em que a atual vice-presidente é ré, dos quais nove estão sendo julgados ou estão suspensos.

De acordo com a agência AFP, em apenas dois processos Cristina foi absolvida: em subsídios irregulares nas rodovias e no superfaturamento na importação de gás natural liquefeito.

Publicidade

Em suspenso continuam quatro casos. O primeiro deles é o prejuízo causado ao Estado em operações de câmbio em dólar futuro no banco central da Argentina. Cristina também é investigada por encobrir altos funcionários iranianos acusados pelo atentado contra a Amia (Associação Mutual Israelita).

A ex-presidente também tem contra si processos suspensos sobre o caso Hotesur, no qual é investigada por enriquecimento ilícito em aluguéis de hotéis e lavagem de dinheiro. Cristina é alvo ainda de uma ação na qual é suspeita de armazenar documentos históricos durante uma batida policial.

Publicidade

Estão em aberto outros três processos sobre corrupção, nos quais a vice-presidente é investigada por associação criminosa e fraude, cobrança de comissões a empresários em licitações públicas e suborno passivo em concessões de obras públicas.

Cristina ainda responde a ações por uso ilegal do avião presidencial e por subsídios irregulares no sistema ferroviário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.