Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 53 anos, Obama propõe primeiras medidas para encerrar embargo cubano

Internacional|Do R7

O presidente Barack Obama anunciou, em Washington, nesta quarta-feira (17) uma série de medidas para aproximar os EUA e a ilha comunista de Cuba. A declaração do líder norte-americano é o primeiro passo para a normalização das relações, congeladas desde 1961, entre os dois países.

De acordo com o presidente, as atuais sanções contra a ilha caribenha não estão colaborando para os interesses dos dois países.

“O isolamento não funcionou, é o momento de uma nova aproximação”, declarou Obama sobre o embargo cubano.

O presidente norte-americano afirmou que as novas medidas facilitarão o processo de viagens entre cidadãos dos dois países. Além disso, Obama também declarou que está comprometido em reduzir o embargo econômico em relação à Cuba o que sde acordo com o líder promoverá os setores privados das duas nações.

Publicidade

Obama ressaltou que Washington continuará a apoiar a sociedade civil cubana e espera que as novas medidas possam acelerar a abertura política do governo comunista.

“Não acredito que possamos continuar fazendo as mesmas coisas que fizemos nas ùltimas décadas e que não funcionaram até então”

Obama elogiou a atual aproximação, possível graças ao acordo para que o governo de Cuba libertasse "por razões humanitárias" o prestador de serviços americano Alan Gross, preso em Havana há cinco anos. Gross já retornou aos Estados Unidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.