Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após atentado em Boston, EUA serão mais rigorosos na entrada de estudantes estrangeiros

Além dos irmãos suspeitos de terem executado o ataque, outros estudantes estrangeiros teriam encobertado a ação

Internacional|

Ilustração mostra depoimento à corte de Dias Kadyrbayev (esq.) e Azamat Tazhayakov (dir.), acusados de terem eliminado provas da tragédia
Ilustração mostra depoimento à corte de Dias Kadyrbayev (esq.) e Azamat Tazhayakov (dir.), acusados de terem eliminado provas da tragédia Ilustração mostra depoimento à corte de Dias Kadyrbayev (esq.) e Azamat Tazhayakov (dir.), acusados de terem eliminado provas da tragédia

O Departamento de Segurança Doméstica dos Estados Unidos endureceu os procedimentos para a entrada no país de estrangeiros com visto de estudante, disse uma autoridade nesta sexta-feira (3). A medida foi tomada em razão do atentado a Maratona de Boston, que deixou três mortos e mais de 260 feridos no dia 15 de abril.

O departamento do governo norte-americano foi criticado por não ter verificado a situação de um estudante de origem cazaque que foi detido esta semana sob acusação de ter encobertado as ações dos irmãos Tsarnaev, principais suspeitos pelo crime.

O setor de Alfândega e Proteção de Fronteiras, subordinado ao Departamento de Segurança Doméstica, emitiu memorando determinando a seus agentes que submetam todos os estudantes a consultas em um banco de dados internacional chamado Sistema de Informação sobre Estudantes e Visitantes de Intercâmbio, segundo um funcionário que teve acesso à circular.

Maioria nos EUA não vê ligação entre ataques em Boston e imigração

Publicidade

Duas das três pessoas detidas eram colegas do suspeito pelo atentado

“Ele tentou fazer lavagem cerebral em mim”, diz ex-namorada de suspeito

Publicidade

O departamento foi criticado por não ter verificado adequadamente a situação de Azamat Tazhayakov, amigo de um dos suspeitos de cometer o atentado, quando ele entrou ilegalmente no país com um visto de estudante, em janeiro.

Tazhayakov, cujo visto de estudante tinha validade até 30 de agosto de 2013, conseguiu entrar nos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2013, segundo o Departamento de Segurança Doméstica.

Publicidade

Ele é um dos três rapazes detidos nesta semana sob suspeita de ajudar o suspeito Dzhokhar Tsarnaev na tentativa de eliminar provas de sua participação no atentado.

O funcionário da alfândega não sabia que Tazhayakov, um colega de Tsarnaev, havia sido expulso da Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, por razões acadêmicas em 4 de janeiro, de acordo com o departamento.

Um visto de estudante é encerrado quando o aluno é expulso ou não consegue se matricular na escola.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.